Fabricante encerra suporte a recursos presentes no sistema BlackBerry OS.
Celulares fabricados pela icônica empresa BlackBerry deixarão de funcionar a partir desta terça-feira (04). A expectativa é de que os modelos percam funções com o passar do tempo, uma vez que a companhia não dará mais suporte aos aparelhos. As falhas esperadas estão relacionadas com chamadas de voz, envio de SMS e navegação na internet.
O impacto será maior nos produtos com sistema BlackBerry OS nas versões 7.1 e 10. Por sua vez, os modelos com sistema Android devem continuar funcionando normalmente.
A marca BlackBerry ficou conhecida por desbravar os primeiros anos do ramo dos smartphones, apesar de enfrentar obstáculos ao longo do tempo. Ela está presente neste segmento desde 1984, ano em que foi fundada com o nome de Research in Motion (RIM). Desde então, lançou aparelhos de destaque, como o BlackBerry 5810 no começo dos anos 2000, que trazia agenda eletrônica e rede 2G.
Outros modelos marcaram presença no imaginário das pessoas, como o BlackBerry 7210 e o Pearl 8100. Os anos de 2007 e 2008 foram marcados pela concorrência com a Apple e os primeiros iPhones. Posteriormente, a companhia enfrentou a ascensão do sistema Android, elaborado pelo Google.
A empresa tentou retomar a disputa do mercado com o lançamento do BlackBerry Q10 e Z10 em 2013, mas não conseguiu emplacar as vendas. Três anos depois, firmou-se uma parceria com a gigante chinesa TCL, que passou a fabricar celulares sob a marca BlackBerry, porém com sistema Android.
Embora tenha experimentado um declínio com o passar do tempo, os anos de liderança da BlackBerry foram marcados por inovações como mensagens criptografadas, teclados físicos de alta qualidade e hardware bastante funcional.
Com informações de The Verge
Fonte:Techtudo