Atualização do navegador traz mudanças na interface, ajustes em falhas de segurança, melhoria no consumo de energia no macOS e mais novidades
Versão mais recente do navegador da Mozilla, o Firefox 102 já pode ser baixado por todos os usuários, a partir desta terça-feira (28). Entre as novidades do update estão melhorias na interface, ajustes em diversas falhas e aprimoramento na segurança. Nas linhas a seguir, você confere as principais mudanças.
Agora, usuários terão a opção de baixar arquivos pelo Firefox sem abrir o painel de downloads sempre que uma nova transferência começar. Essa função é opcional e deve ser ativada nas configurações do navegador. A ideia da Mozilla é deixar as telas mais limpas, só com informações essenciais.
O navegador também incluiu suporte a legendas em vídeos no modo Picture-in-Picture (PiP) reproduzidos em sites como HBO Max, Funimation, Dailymotion, Tubi, Disney+ Hotstar e SonyLIV. Assim, usuários podem assistir a vídeos legendados em uma pequena janela posicionada em um dos quatro cantos da tela.
No macOS, em específico, o Firefox diminuiu o consumo de energia e o uso do processador em diversas tarefas. Com isso, a autonomia da bateria de MacBooks deve aumentar ao assistir a vídeos em tela cheia. Essa mudança vale para sites como YouTube, Twitch, Netflix, Amazon Prime Video, entre outros.
Ajustes de segurança e novidades do Firefox 102
Na parte dos ajustes, o navegador consertou o recurso de leitura de tela no Windows. Nesse modo, ao pressionar a tecla Enter para ativar um elemento, o Firefox irá responder ao comando corretamente. Isso é especialmente útil para pessoas com deficiência visual, já que permite ler em voz alta qualquer texto exibido na tela.
O Firefox ainda resolveu diversas falhas de segurança reportadas por usuários. A lista completa de brechas solucionadas, com detalhes sobre cada uma, está disponível no site oficial da Mozilla .
As notas da atualização do Firefox 102 podem ser conferidas na íntegra também no site oficial da Mozilla.
Quem quiser pode baixar o navegador pelo site do Firefox. No Windows, também é possível usar a Microsoft Store para fazer isso.
Com informações: Neowin
Fonte: Tecnoblog