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Gamification no RH

7 de dezembro de 2017 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Para quem ainda não está familiarizado com a terminologia, é uma prática de gerar retorno, premiações e/ou benefícios para os usuários, clientes ou funcionários executando tarefas de acordo com o estipulado, um tipo de “passar de fase”.

Gamification como ferramenta de motivação para compras no varejo digital, engagement para fidelização do consumidor e práticas educacionais não são mais novidade.

Waze e os usuários colaborativos no trânsito, Duolingo e o ensino de idiomas, Starbucks Reward são exemplos reais de sucesso da prática com consumidores, sem deixar de citar o estrondoso sucesso do PokemonGo e seus gamers. A resposta para alguns incentivos é grande, incentivos muitas vezes dentro da própria plataforma.

Como implementar práticas de sucesso com Gamification?
O primeiro ponto a desenvolver na estratégia de implantação é definir quais serão as áreas na empresa que participarão, realizando assim um piloto. Fazer um “BigBang” para todas as tarefas e todas as áreas tem pouca ou nenhuma chance de se concretizar.

Posteriormente cada área participante terá suas tarefas rotineiras mapeadas, mas isso não basta.

É necessário envolver o desenvolvimento, metas, treinamentos e gaps a serem trabalhados para que o profissional “finalmente passe de fase”.

Também é necessário levantar quais são as premiações intermediárias motivacionais que seriam relevantes para a equipe.

Para o levantamento das atividades, definição de gatilhos e recompensas, nenhuma área teria mais trânsito que o RH posicionado estrategicamente já dominando as informações, ou ao menos, meios para obtê-las.

O RH e o gamification
O engajamento da área de Recursos Humanos neste perfil de projeto é essencial, isto se a própria demanda do projeto não se iniciar por iniciativa do RH.

Sufocados com demandas de Recrutamento, DP, Benefícios, muitas vezes os profissionais da área não participam, não provocam ou não são provocados a pensar como será o futuro do trabalho na Organização e no Mercado de Trabalho.

O mundo ideal é composto por ferramentas tecnológicas, consultorias estratégicas e equipes especializadas para desenvolver a prática nas Empresas.

Nada melhor do que começar com práticas inovadoras, de baixo custo como uma simples planilha em um plano de incentivo para os profissionais que concluírem os treinamentos necessários para sua função atual, se aliar a área de vendas para desenvolver em conjunto uma campanha de incremento às vendas.

Dificilmente será orçada verba para este fim, a menos que o retorno sobre investimento seja provado através de um projeto bem estruturado.

Fonte: RH Portal

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