A empresa que deseja se manter atuante no mercado, precisa investir na Gestão de Inovação. O gerenciamento e organização empresarial auxilia na atualização do seu negócio perante os consumidores, bem como na excelência dos produtos ou serviços oferecidos.
Este conteúdo objetiva esclarecer o porquê de as empresas investirem na Gestão da Inovação, a vantagem competitiva trazida e demais benefícios do processo.
Confira!
O que é Gestão da Inovação?
A Gestão da Inovação está além da inserção de novas ferramentas tecnológicas, pois o processo tem a ver com tornar o espaço viável para que inovações sejam feitas.
Sendo assim, as alterações devem acompanhar sugestões de todos os setores, para mapear problemas. Feito isso, é possível administrar a Gestão em etapas, conforme a demanda por tecnologias ou novos métodos.
Por que empresas devem investir em inovação?
O gerenciamento faz parte das chamadas empresas disruptivas.
Elas reservam parte da receita para a inclusão de novas tecnologias, bem como usam estratégias para manter os colaboradores satisfeitos para que estes vistam a camisa da empresa.
Assim, novos modelos de negócios capazes de transformar o mercado são viabilizados a saírem do papel.
Gestores mais antenados do mercado, têm como meta alcançar a excelência desse perfil de empreendimento.
Vantagens de usar a gestão da inovação
Para entender a importância da gestão de inovação nas empresas, separamos as principais vantagens que ela pode trazer. São elas:
1. Acesso a novos mercados
A gestão da inovação, permite inserir o seu negócio em novos mercados, e consequentemente, conquistar mais clientes.
As estratégias podem incluir desde mudanças na comunicação com o cliente, na entrega do produto ou serviço a abertura de filiais.
2. Aumento da produtividade dos colaboradores
Ao inserir a gestão da inovação no local de trabalho, o dinamismo entre os funcionários é transformado. Isso acontece porque a tecnologia assume o controle de tarefas repetitivas e de habilidades técnicas passíveis de serem automatizadas.
As consequências são:
Assim, a otimização do tempo oportuniza aos colaboradores concentrarem-se em funções que realmente demandam tempo.
3. Maior vantagem competitiva
O empreendimento que não investe em inovação, torna-se obsoleto aos olhos dos clientes. Por isso, trata-se de um requisito obrigatório. Logo, inserir a gestão da inovação na sua empresa, faz dela capaz de competir no mercado.
Hoje, o contraponto do maior acesso à tecnologia são as mudanças de hábito e criação de novas necessidades por empresas empenhadas nisso.
O mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) demanda mudança o tempo todo. Com tanto acesso à informação, o consumidor está cada vez mais exigente ao pesquisar produtos e serviços na web.
Porém, quando o cliente está diante de uma gama de produtos repetidos para escolher. Nessa situação, o mais barato ganha. Contudo, isso não se trata de uma regra quando há produtos com diferenças funcionais ou um novo item com funções melhoradas.
Assim, o destaque pela qualidade e novidade superam o preço.
Fizemos um post só com dicas de livros sobre gestão da inovação. Confira aqui!
Novas tecnologias aliadas na Gestão da Inovação
A inserção de novas tecnologias, trata-se de uma consequência prevista na maioria dos gerenciamentos. Porém, nem sempre quer dizer grandes custos.
Um recurso que traduz bem a gestão da inovação é o Power BI. A ferramenta, criada pela Microsoft, possibilita reunir dados em larga escala e de diversos formatos em um único lugar. O layout intuitivo, comandado por funcionalidades da inteligência artificial, aumenta a segurança dos elementos inseridos ali.
Por isso, investir em cursos de power bi auxilia na inserção da nova tecnologia.
Gestão de inovação serve para todas as empresas
A Gestão da Inovação traz novas perspectivas para empreendimentos em qualquer fase, seja no início ou já consolidados no mercado.
Logo, esperamos ter esclarecido sua importância. Inspire-se nas empresas disruptivas e permita aos seus colaboradores descobrir novas formas de trabalho.
Afinal, investir na inovação é a melhor estratégia para se destacar em espaços competitivos.
Fonte: Blog da Fortes