Please enable JS

Blog

notebook

Gestão financeira eficiente: 5 ações para reduzir custos

2 de dezembro de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Neste artigo vou falar sobre a importância da gestão financeira eficiente e dar 5 dicas de como fazer essa gestão e reduzir os custos da sua empresa. Mas antes de falarmos sobre o assunto, vou fazer 3 perguntas para refletir:

  • Você já efetuou algum pagamento atrasado que implicou em juros e multas por falta de um controle financeiro adequado?
  • Já misturou as finanças da sua empresa com suas finanças pessoais?
  • Já chegou no fim do mês sem saber para onde foi o seu dinheiro?

Se pelo menos uma das perguntas você respondeu que sim, saiba que essa é também a realidade de muitas empresas que não possuem uma gestão financeira eficiente.

A ausência de um controle de fluxo de caixa ou um controle inadequado, não dá a visibilidade da disponibilidade financeira futura – que é base para um bom planejamento financeiro.

Como podemos investir em informações para tomada de decisão?

A categorização das despesas lhe ajuda a ter uma noção de quais gastos são os mais relevantes para o seu negócio, e que você deve sempre monitorar para um bom desempenho financeiro.

Outro fator importante é a automação de processos, como: faturamento, cobrança, conciliação bancária, etc.

Por exemplo, um processo de faturamento que possui várias etapas (faturar, emitir boleto, emitir nota fiscal, enviar arquivo para o banco, etc) pode ter seu tempo reduzido de forma considerável com o uso da ferramenta, o que traz um ganho de produtividade considerável para sua empresa.

Também não podemos deixar de citar o acesso a informação de forma fácil e ágil para tomada de decisão. Uma decisão errada, baseada em números equivocados, pode trazer um prejuízo incalculável para a empresa.

5 medidas para uma gestão financeira eficiente

Para facilitar o entendimento, fica mais claro se pontuarmos as principais ações que você deve tomar para ter a gestão financeira eficiente do seu negócio. Pontuamos em 5 medidas primordiais:

1) Saúde financeira
Analise o resultado econômico de sua empresa todo mês. Assim como o corpo humano que precisa de cuidados para se manter saudável, as empresas também precisam para garantir a saúde financeira. Algumas das atitudes que você precisa para garantir o financeiro saudável são:

  • ser organizado;
  • prever gastos;
  • estipular metas;
  • avaliar ofertas;
  • fugir do cheque especial e empréstimos;
  • deixar o dinheiro render;
  • controlar os gastos.

2) Fluxo de caixa
Analise o fluxo de caixa de sua empresa frequentemente!

Uma atitude errada e que não é incomum, são empresários ou gestores que olham apenas para as novas vendas e contratos sem olhar para o dinheiro que sai, por exemplo, as despesas fixas e variáveis.

Essa atitude faz parecer que a empresa tem dinheiro sobrando e dando margem para que sejam tomadas decisões equivocadas.

3) Análise das finanças
Sempre reserve tempo para analisar seus gastos. Há sempre uma oportunidade de corte, principalmente naquelas contas mais significativas.

Analisar as finanças não significa fazer corte de tudo e em todas as áreas da empresa, mas principalmente perceber o que pode ser cortado sem causar impacto na organização de um modo geral, por exemplo, nos colaboradores.

Assim como na nossa vida pessoal, sempre há gastos desnecessários que podem ser evitados, e assim, usar o dinheiro de outra forma que traga resultados para a empresa.

4) Sistema de automação e análise
Use um sistema informatizado para lhe ajudar na automatização dos processos e análise dos números.

É importante ter a consciência de que com o aumento das informações, principalmente no setor financeiro, a tecnologia acaba sendo a melhor aliada para o sucesso de uma empresa.

Com um sistema automatizado, os colaboradores – entre eles os gestores – podem garantir produtividade e dados relatórios com dados confiáveis para uma tomada de decisão adequada.

5) Relacionamento com o cliente
Não esqueça que a qualidade do serviço impacta no resultado financeiro. Clientes satisfeitos indicam outros clientes. Clientes insatisfeitos cancelam os seus serviços, e podem lhe deixar no vermelho.

Portanto, invista em treinamentos e capacitações para seus colaboradores. Garantir que tanto seus produtos e serviços quanto o atendimento estão sendo feitos com qualidade, faz o seu cliente ficar satisfeito e assim contribuir para o marketing boca a boca.

Sempre bom deixar enfatizado que o marketing boca a boca é um dos mais eficientes que existe, pois o custo para atrair um novo cliente é praticamente zero e ainda pode ser considerado uma informação importante para avaliar a qualidade dos seus produtos ou serviços.

Fonte: Fortes Tecnologia

Posts relacionados

Como evitar que feedbacks façam mais mal do que bem

11 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

7 dicas para líderes se conectarem com trabalhadores da geração Z

7 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

7 maneiras de aumentar sua confiança imediatamente

5 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

8 regras de etiqueta empresarial que todos precisam seguir

1 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Esta tática ajudará você em qualquer negociação

30 de outubro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Por que ter hobbies pode tornar você melhor no seu trabalho

22 de outubro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc