Como se não bastasse o roubo de informações por parte dos cibercriminosos, os ataques na web agora alcançaram um outro nível de sofisticação: a captura do plano de internet das vítimas.
De acordo com informações da empresa Kaspersky Lab, só nos últimos 12 meses, os crimes relacionados ao roubo de dados móveis tiveram um aumento de 31,3%.
Ao chamar a atenção do usuário por meio de anúncios não solicitados e promoções com prêmios, bandidos conseguem aplicar inúmeros golpes com apenas um clique, especialmente os dispositivos Android.
Além do plano de internet
O golpe não se resume somente ao roubo de internet. Muitos criminosos aproveitam para se conectar ao dispositivo da vítima e assim controlá-lo de qualquer lugar.
Além disso, dependendo do vírus, é possível drenar a bateria do aparelho hackeado e ter acesso a todo conteúdo nele contido, como aplicativos de banco ou informações pessoais.
Cuidados
Para evitar qualquer tipo de golpe, um dos primeiros passos é estar atento aos aplicativos baixados no aparelho. Procure sempre fazer download de apps que estejam nas lojas oficiais, como a Google Play.
Outro detalhe importante, é tomar cuidado com mensagens que carregam links desconhecidos. Normalmente, elas podem ser facilmente reconhecidas devido a erros de ortografia ou pontuação.
E por último, ter um antivírus baixado pode prevenir que o celular sofra diversos ataques cibernéticos.
Fonte: Mundo Positivo
Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik