Quase um ano após anunciar a versão aprimorada do recurso Encontre meu Dispositivo, que localiza o celular Android mesmo se ele estiver desligado, o Google começou a liberar a novidade para usuários selecionados. Nesta quinta-feira (04), a empresa revelou a data de lançamento do aguardado recurso.
Segundo o programador @AssembleDebug, que relatou a disponibilidade da ferramenta para testadores na quarta-feira (03), ela chegou à versão beta do Google Play Services mais recente (v24.12.14). Após a atualização, o menu de configurações passou a exibir a função Find My Device offline.
O menu da função traz as opções de ativar e desativar o serviço, usá-lo sem rede, fazendo a procura a partir de locais armazenados no dispositivo, e com rede em áreas de tráfego intenso. A outra alternativa é utilizando a rede em todas as áreas, que auxilia nas buscas pelo item perdido mesmo em regiões de baixo movimento.
A versão otimizada do localizador de dispositivos Android usa informações de celulares com Google Play Services para procurar aparelhos perdidos, furtados ou roubados. Para o funcionamento offline, os gadgets devem ser capazes de transmitir sinal enquanto desligados, exigindo hardware e controlador Bluetooth específicos.
Quando estreia o recurso Find My Device offline?
Apesar da liberação da função Encontre Meu Dispositivo offline para testadores, a nova rede ainda não está ativa. Como ela aproveita dados de dispositivos conectados para achar o item perdido, incluindo smartphones, relógios inteligentes, fones e rastreadores, há a necessidade de implementações feitas pela Apple.
É por causa disso que o lançamento tem sido adiado pela gigante das buscas nos últimos meses. Mas parece que a Apple finalmente adicionou as proteções para impedir rastreamentos maliciosos no iOS 17.5, que teve a primeira versão beta disponibilizada agora.
Em comunicado enviado ao 9to5Google, a big tech informou que a ferramenta para localizar dispositivos Android offline será lançada “em três dias”. Dessa forma, é possível que a novidade estará disponível a partir do dia 7 ou 8 de abril.
Na mensagem, a companhia também confirma que a nova rede Encontre Meu Dispositivo permitirá localizar “quaisquer acessórios Fast Pair compatíveis”, mesmo se eles estiverem desconectados do seu smartphone, incluindo fones Bluetooth e rastreadores.
Fonte: TEC MUNDO