App do Google Drive para computadores traz novas funcionalidades e irá substituir completamente o ‘Backup and Sync’.
O Google Drive anunciou, nesta segunda-feira (12), um novo aplicativo para Windows e macOS que vai substituir os recursos “Backup and Sync” e “File Stream”, usados em computadores nas modalidades gratuitas e pagas do Google Drive. Além de agregar funcionalidades pertencentes às ferramentas substituídas, o novo Drive para PC terá novidades que, como o próprio Google esclarece, eram bastante solicitadas por usuários, como habilitação de sincronização de fotos e vídeos com o Google Fotos.
Além disso, a sincronização de HDs externos e pen drives de forma automática, e a disponibilidade local de arquivos para acesso mais rápido também serão oferecidas na atualização desenvolvida pela plataforma.
O novo aplicativo para o serviço de armazenamento na nuvem do Google terá integração com o Microsoft Outlook e com o Google Meet para agendamento de compromissos, além de permitir que os usuários visualizem, em tempo real, quem está editando documentos do Office armazenados na sua nuvem.
Embora também substitua o “File Stream”, o novo Google Drive tem bastante em comum com esta, que é a versão corporativa da plataforma. Como o Google Workspace se tornou acessível gratuitamente para todos os usuários, a unificação das experiências de uso e o conjunto de recursos para o Drive fazem parte da estratégia do Google em unificar o nível de funcionalidades disponíveis aos seus usuários.
Quem utiliza a ferramenta “Backup e Sync” para PCs precisa ficar atento: a aplicação começará exibir alertas e notificações sobre a necessidade de atualização para o novo app Google Drive em 18 de agosto. A partir de 1º de outubro, o aplicativo perderá completamente o acesso ao Google Drive e quem desejar sincronizar e acessar arquivos do serviço pelo computador terá de instalar o novo Google Drive.
Fonte: TechTudo