O novo layout, originalmente utilizado em resultados para mobile, está sendo testado em desktop e para anúncios na rede de pesquisa.
Em março deste ano, alguns usuários notaram que o buscador estava fazendo algumas mudanças nos resultados de pesquisa. O Google confirmou as mudanças, e um porta-voz do buscador disse que:
“Essa nova interface ajuda a exibir informações relevantes relacionadas a uma imagem, para que os usuários tenham uma compreensão mais profunda dos resultados que estão vendo”.
Mudanças no Mobile
O novo layout de visualização dos resultados foi anunciado, primeiramente, para os dispositivos móveis e apenas para pesquisas de língua inglesa.
Nesse modelo, é possível que mais páginas apareçam entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa, pois o modelo de grade exibe dois ou mais resultados compartilhando a primeira posição.
Testes no Desktop
No mesmo período em que os testes para a pesquisa mobile começaram, alguns usuários também notaram mudanças nos resultados para desktop.
O modelo para desktop, apesar de não ser tão abrangente quanto o mobile, já utiliza as grades para as principais notícias e inclui elementos visuais em alguns resultados relevantes.
Impactos nos Resultados Patrocinados
Após dois meses do lançamento para os resultados orgânicos, o Google está testando a nova interface também para os anúncios.
Alguns dias após o post de Saad, o especialista em Marketing Digital, Greg Sterling, comentou sobre a atualização:
“O “Pacote de anúncios locais” descoberto por @SaadAlikhan1994 acaba sendo anúncios de inventário local (de acordo com minha conversa com o Google), simplesmente apresentados de uma maneira diferente.”
Fonte: Twitter
É possível que o Google ainda faça mais alterações neste formato de visualização, afinal, os testes estão sendo realizados apenas para pesquisas em língua inglesa, o que pode significar que a expansão da atualização para outros países ainda pode demorar.
No entanto, um ponto de atenção, levantado por Sterling, é que o Google está procurando novas formas de exibir os resultados patrocinados para pessoas mais dispostas a realizar uma compra.
Como foi dito pelo especialista, a visualização que Saad compartilhou é um novo formato de exibição de anúncios “próximos de você”, ou seja, o buscador está aprimorando seus recursos para oferecer uma experiência cada vez mais personalizada para o usuário.
Fonte:Agência Mestre