Celulares da linha Pixel devem ganhar opção para guardar fotos grátis e ilimitado no Google Fotos, mas com qualidade reduzida.
O Google está preparando uma nova opção de backup grátis e ilimitado ao Google Fotos. É o que conta o 9to5Google nesta quarta-feira (5), após encontrar vestígios da novidade nos arquivos internos do aplicativo da plataforma para Android. A categoria, no entanto, só deve chegar aos celulares da linha Google Pixel.
Os detalhes foram encontrados na versão 5.41 do aplicativo. Segundo o site especializado, no interior do app, existem menções a uma categoria para guardar as fotos na nuvem chamada “Storage saver” (“Protetor de armazenamento”, em tradução livre). Ao selecioná-la, conforme apontado pelo código, o usuário consegue armazenar os arquivos com “qualidade ligeiramente reduzida” e “resolução reduzida”.
Outras linhas de código dão mais detalhes sobre a novidade. Em um dos trechos, os arquivos do Google Fotos alegam que o recurso é “grátis e ilimitado”. Mas não estará disponível para todos: outras partes do código também sugerem que a novidade chegará somente aos celulares da linha Google Pixel.
Google Fotos não terá mais backup de fotos ilimitado
Caso as informações se confirmem, o Google pode trazer o armazenamento das mídias sem ser contabilizado de volta – ao menos, em partes. Isto porque, em novembro de 2020, a companhia anunciou que iria remover a cópia de segurança ilimitada de imagens e vídeos. A mudança está prevista para entrar em vigor em 1º de junho.
Com a alteração, as imagens e vídeos guardados no serviço em alta qualidade passarão a ocupar o armazenamento da conta. Ou seja, assim como na qualidade original, os arquivos submetidos nesta modalidade também contarão no consumo do espaço gratuito de 15 GB. Também é possível expandir a cota ao assinar o Google One, com mensalidades entre R$ 6,99, com 100 GB, e R$ 34,99, com 2 TB.
A decisão também atingiu os smartphones da linha Pixel. No mesmo mês, a companhia informou que os celulares da categoria seriam oferecidos sem o Google Fotos ilimitado. Anteriormente, este era um dos principais atrativos dos telefones da marca. Mas, desde o Pixel 3a e 4, a empresa começou a alterar a estratégia.
Com informações: 9to5Google e Android Police
Fonte: Tecnoblog