Please enable JS

Blog

Google Labs: como acessar e testar as novidades do Google

8 de janeiro de 2025 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Labs é uma plataforma que permite explorar ferramentas e inovações experimentais do Google; aprenda como acessar, testar e aproveitar os projetos disponíveis

Google Labs é uma plataforma que permite testar recursos e ferramentas em desenvolvimento pela big tech antecipadamente. Atualmente, é posível explorar diversos serviços de inteligência artificial (IA) generativa para criar imagens, músicas, poemas, textos e até cartões postais por meio de prompts em texto, por exemplo. Para acessar o Google Labs, basta ter uma Conta Google, e entrar na página da ferramenta e escolher o projeto que deseja experimentar. Abaixo, confira as principais ferramentas disponíveis no site e saiba como acessar e testar todas as novidades do Google Labs.

O que é e para que serve o Google Labs?

O Google Labs foi criado em 2002 como uma plataforma que liberava novas funcionalidades ou serviços em caráter experimental, tanto para coletar as impressões da comunidade quanto testar recursos que poderiam ou não ser integrados ao seu ecossistema em expansão. O projeto original foi descontinuado em 2011, mas retornou em 2021 exclusivamente para desenvolvedores, até que, em 2023, a empresa relançou a plataforma ao público geral como um dos grandes anúncios do evento Google I/O daquele ano.

Apesar da essência do projeto ser a mesma, a nova versão pública do Google Labs é muito mais focada em ferramentas e serviços de IA. O novo Labs preservou as ferramentas para desenvolvedores, mas, agora, também as disponibiliza publicamente para usuários comuns testarem ambientes de desenvolvimento fullstack em ecossistema Google Cloud e criação de scripts.

Atualmente, é possível testar recursos experimentais e inovadores do Google, tanto em ferramentas individuais, como o ImageFX e NotebookLM, ou em novas funcionalidades integradas aos serviços gerais, como os resumos contextuais do Gemini nas buscas do próprio Google. Para o empresa, o serviço serve para criar um ecossistema de testes e feedback de suas ferramentas de IA e acelerar o desenvolvimento das tecnologias a partir de demandas de usuários reais, e não apenas do retreinamento de Deep Learning.

Quais são os projetos disponíveis no Google Labs?

O Google Labs oferece recursos avançados de inteligência artificial distribuídos entre ferramentas independentes de IA, ou funcionalidades integradas a outros serviços Google. No entanto, por se tratar de uma plataforma experimental, algumas novidades exigem entrar em uma fila de espera para receber convite. Conheça alguns dos principais projetos disponíveis abaixo.

TextFX

O TextFX (https://textfx.withgoogle.com/) é uma ferramenta de IA Generativa que não é pensada para produzir textos longos, mas, sim, para “brincar” com palavras. Ela auxilia o usuário, por exemplo, a trabalhar novas ideias em processos criativos. O TextFX é capaz de criar cenários inusitados, inventar acrônimos para palavras e até consegue identificar como ideias, inicialmente diferentes, podem estar relacionadas. Basta utilizar como inputs palavras ou contextos curtos.

É importante ressaltar que, apesar de entender muitas palavras e prompts em português, dependendo da complexidade da tarefa, os resultados acabam sendo em inglês, muito por se tratar de uma ferramenta experimental. Ainda assim, o modo de criação de “Cenas” pode ser bastante útil para auxiliar escritores iniciantes a descrever situações específicas.

ImageFX

O ImageFX (https://labs.google/fx/tools/image-fx) é um gerador de imagem com IA por meio de prompts em texto, similar a outros disponíveis no mercado. No entanto, ele utiliza o Imagen 2, modelo de difusão proprietário do Google embarcado em diversos serviços da empresa, como o Gemini, Experiência de Busca Generativa (Search Generative Experience / SGE) e no próprio Google Labs.

Apesar de gerar diversos estilos, o ImageFX se destaca criando imagens realistas, mas o resultado impressiona independentemente do tipo de traço escolhido. Segundo a documentação oficial, deveria ser possível utilizar a ferramenta em português, mas, mesmo com comandos simples, o ImageFX não conseguiu gerar nenhum resultado, sendo preciso digitar os prompts em inglês.

MusicFX

O MusicFX (https://labs.google/fx/tools/music-fx-dj) é, muito provavelmente, a ferramenta mais divertida do Google Labs até o momento, criando músicas instrumentais baseadas em prompts curtos de texto combinados para gerar uma linha musical aleatória. Combinando os inputs “rock progressivo”, “riffs de guitarra”, “linhas de baixo criativas”, “bateria” e “solo de guitarra”, o resultado foi uma trilha aleatória que alterna entre os etilos de Rush e Dream Theater, conforme o ajuste de cada elemento.

Além de uma barra de “slider” para alterar a intensidade dos prompts, é possível configurar o tom, batidas por minuto, densidade e aleatoriedade da música. O resultado é uma trilha sonora única e “infinita” de um estilo específico, ideal para quem precisa de algum tipo de ruído de fundo para ajudar a se concentrar. Também é possível criar um comando mais longo, como “música para correr na praia”, gerando algo que lembra Tiago Iorc, mas com vocalizações irreconhecíveis imitando sons de palavras, mostrando que o robô ainda não consegue criar letras, apenas melodias instrumentais.

AI Overview – Experiência de Busca Generativa

O AI Overview é uma das ferramentas do Google Labs que já está implementada automaticamente para a maioria dos usuários e oferece uma Experiência de Busca Generativa (SGE). Ao realizar qualquer busca no Google, o Gemini entra em ação e traz um resumo contextualizado gerado por IA, utilizando como fonte os principais resultados da pesquisa. Naturalmente, por essa mesma razão, o Gemini não cria resumos baseados em buscas com parâmetros específicos, como “site: www.techtudo.com.br”, para limitar as buscas às matérias publicadas pelo TechTudo.

A proposta é interessante e parece vir para competir com o SearchGPT, da OpenAI, utilizando sites oficiais e páginas melhor indexadas para gerar a resposta, mas ela ainda não entende a busca como uma conversa, permitindo refinar a pesquisa adicionando mais comandos. Dessa forma, cada pesquisa é única, apenas com um resumo breve criado pelo Gemini para quem está atrás apenas de respostas rápidas, mas não quer se aprofundar no conteúdo.

NotebookLM

Já no quesito produtividade, a ferramenta mais promissora do Google Labs para usuários gerais é o NotebookLM. Ele permite criar um caderno de anotações compilando informações de arquivos em PDF e TXT, áudio e sites sem paywall, já filtrando e destacando os tópicos mais relevantes. Além disso, também é possível realizar buscas orientadas por questões específicas abordadas no acervo de material fornecido à plataforma e até gerar um “podcast” com um resumo em áudio do conteúdo. Novamente, todos os comandos e materiais utilizados podem estar em português, mas os resultados retornam em inglês. Ainda assim, mesmo trabalhando temas complexos, o resultado é impressionante. Utilizando, como exemplo, um trabalho acadêmico com o tema “O exílio interior e a dissociação de personalidade na reestruturação da mulher produtora de discurso na sociedade pós-guerra após a análise de The Golden Notebook, de Doris Lessing”, não apenas o NotebookLM conseguiu compreender e resumir todo o material fornecido, mas criou um resumo em áudio de 13 minutos com múltiplos interlocutores debatendo o tema.

É importante ressaltar que, especificamente no caso do NotebookLM, os termos de uso da plataforma deixam claro que o Google não utiliza diretamente os materiais ou interações na ferramenta para retreiná-la. No entanto, ao fornecer feedbacks sobre a experiência, esses materiais podem, sim, ser analisados por revisores humanos especializados para refinar a tecnologia. Sendo assim, mesmo não incorporando os materiais em si ao modelo, ainda não é indicado subir arquivos sigilosos, sensíveis ou que os usuários não se sintam confortáveis sendo vistos ou acessados pela equipe técnica da plataforma.

Além dessas ferramentas, o Google Labs traz diversas soluções para desenvolvedores, como o “Help Me Script”, que auxilia a criar códigos em diversas linguagens, o “/Code” para criar experimentos com IA e o “IDX” para criar workflows fullstack no ecossistema Google Cloud. Outros projetos como o Jules e Gemini Colab ainda estão fechados ao público geral, mas é possível entrar para a lista de espera e começar a testar quando houver vagas disponíveis. Vale lembrar, no entanto, que muitos serviços são filtrados por região e chegam primeiro aos EUA.

Como usar e participar dos testes no Google Labs?

Participar dos testes do Google Labs é bastante simples, sendo preciso apenas ter uma conta Google e acessar a página oficial do projeto (https://labs.google/experiments). Ao abrir a home do Google Labs, é possível explorar as ferramentas recomendadas ou clicar em “Experimentos”, no menu superior, e visualizar todos os projetos disponíveis e quais estão na lista de espera. Alguns serviços mais gerais já podem ser acessados diretamente em navegadores ou sistemas compatíveis.

O Google Chrome, por exemplo, já está com ferramentas de IA embarcadas desde o início de 2024 para ajudar a organizar abas e criar temas personalizados. Já os smartphones Google Pixel 8 e Pixel 8 Pro, modelos mais novos da empresa, estão com ferramentas de edição e filtros por IA no aplicativo Google Fotos, funcionalidade que também faz parte do ecossistema Google Labs.

Google Labs é gratuito?

O Google Labs é gratuito para a maioria das novidades apresentadas, mas alguns recursos exigem acesso aos modelos de linguagem mais recentes, como o Gemini 2.0 Pro. Em outras palavras, apesar de não haver um plano de assinatura específico para participar dos testes, algumas funcionalidades específicas exigem assinaturas do Google One AI Premium ou do YouTube Premium, para conversas em tempo real com a IA sobre o conteúdo de vídeos no YouTube, por exemplo. A boa notícia é que, de maneira geral, essas ferramentas só vão “chegar primeiro” para assinantes, mas serão liberadas aos poucos para toda a comunidade.

Vale a pena explorar o Google Labs?

Explorar o Google Labs é uma forma simples de se manter atualizado sobre o que está sendo desenvolvido no campo da IA Generativa e de entender como tais inovações podem auxiliar em tarefas cotidianas. Portanto, vale a pena experimentar os projetos disponíveis na plataforma para conhecer diferentes ferramentas que podem ser aliadas no dia a dia pessoal e profissional. O usuário pode criar imagens, textos e músicas com IA, além de organizar materiais de estudo para faculdade ou outros cursos.

Fonte: TechTudo

Posts relacionados

Cuidado: Novo golpe usa malware para roubar dados de cartões em pagamentos por aproximação

7 de janeiro de 2025 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Como a inteligência artificial está mudando o setor financeiro?

2 de janeiro de 2025 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Golpe da suspensão da CNH: como cibercriminosos estão enganando motoristas

5 de dezembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Empresa brasileira desenvolve monóculo capaz de captar o calor emitido pelo corpo

11 de novembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Conheça os golpes mais comuns no Simples Nacional e como combatê-los

11 de novembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

5 formas de usar a tecnologia ao seu favor no trabalho

7 de novembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc