O Google anunciou a liberação das APIs de medição e relevância da iniciativa Privacy Sandbox para a grande maioria dos usuários do Chrome. Isso significa que provedores de publicidade e desenvolvedores podem testar e dimensionar o uso da nova ferramenta de privacidade em seus produtos e serviços.
O Privacy Sandbox é um modelo que está em desenvolvimento há quatro anos pela empresa como uma forma de diminuir a coleta de dados pessoais dos usuários durante a navegação na web e ao mesmo tempo preservar os modelos de negócios que têm os anúncios personalizados como fonte de renda.
O objetivo da iniciativa, que ganhou o mais recente capítulo nesta quinta (7), é acabar com os cookies de terceiros e oferecer um modo menos invasivo de trabalhar a publicidade online.
“As empresas que integrarem as APIs em suas soluções agora podem dimensionar a implementação do Privacy Sandbox e se prepararem para a descontinuidade dos cookies de terceiros no Chrome no segundo semestre de 2024”, informou o Google no blog oficial.
Atualmente, os sites empregam os tais cookies para rastrear a atividade online dos usuários e construir perfis com base em seus interesses, preferências e informações pessoais. Esses dados são utilizados pelas companhias para veicular anúncios personalizados e apresentar conteúdos relevantes durante a navegação na web.
A proposta do Privacy Sandbox é criar um conjunto de perfis com interesses semelhantes e ocultar os dados individuais desses grupos. Assim, os sites não vão poder rastrear cada usuário individualmente, mas conseguirão manter a veiculação de anúncios personalizados e conteúdos relevantes.
De acordo com o Google, essa solução foi criada de forma colaborativa junto com partes interessadas — incluindo sites de conteúdo, desenvolvedores, fornecedores de anúncios e consumidores.
A companhia informo ainda que a indústria poderá aumentar seus testes com a nova ferramenta de privacidade no último trimestre deste ano quando será possível simular a descontinuidade dos cookies de terceiros para uma porcentagem do público.
Já no primeiro trimestre de 2024, o Google vai desativar os cookies de terceiros para 1% de todos os usuários do Chrome, como forma de ampliar ainda mais a capacidade de teste sobre a eficácia das APIs do Privacy Sandbox.
Além da liberação das APIs do Privacy Sandbox, o Chrome ganhou novas ferramentas de privacidade de anúncios de forma a permitir que os usuários personalizem a experiência de navegação.
Esses controles oferecem opções para habilitar, desativar ou personalizar os temas de anúncios, a possibilidade de medição e a sugestão de anúncios pelos sites. Esses recursos podem ser ajustados em Configurações > Privacidade e Segurança > Privacidade de anúncios no navegador.
Fonte: CanalTech