Please enable JS

Blog

notebook

Google libera criação gratuita de sites para micro e pequenas empresas

1 de dezembro de 2017 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

O Google expandiu nesta quarta-feira (29) seu programa para micro e pequenas empresas, que passou a permitir que essas companhias criem páginas na internet gratuitamente e puliquem informações sobre o negócio que apareçam diretamente nos resultados da busca.

As duas novas funções foram adicionadas ao Google Meu Negócio, uma plataforma que reúne informações sobre um estabelecimento comercial para apresentá-las tanto na ferramenta de pesquisas na internet quanto no serviço de mapas.

O intuito do Google ao criar uma presença digital para PMEs é ampliar o possível mercado consumidor de seus produtos de publicidade. Tanto é que uma das áreas do Meu Negócio é chamada de Adwords Express, que replica de forma simplificada a contratação de anúncios na ferramenta de buscas do Google.

A partir de agora, a criação de sites será uma nova opção do Meu Negócio. Todos essas páginas são terminadas com “negocio.site”. Ou seja, podem ser “loja-qualquer.negocio.site”, por exemplo. A hospedagem das páginas é gratuita porque o domínio pertence ao Google.

As informações listadas nos novos sites são tiradas do cadastro que as empresas têm de preencher para participar do Google Meu Negócio.

Para acessar essa plataforma, basta ter uma conta Google. O cadastro de todo novo estabelecimento é checado para que as informações online sejam verdadeiras. Os dados exibidos são:

  • horário de funcionamento;
  • telefone para contato;
  • endereço;
  • fotos.

Durante o anúncio da novidade, o site de uma loja de salgados foi criado em alguns minutos. “As pessoas escolhem um domínio e em 10 minutos conseguem seu site”, diz Luiz Guilherme Brandão, gerente de produtos de marketing do Google.

Essa nova função começou a ser testada de forma restrita em março deste ano, mas agora é aberta a todo mundo. Desde então, mais de 150 mil sites foram criados só no Brasil.

A outra ferramenta incluída no Meu Negócio é a possibilidade de as PMEs publicarem posts, que serão exibidos na busca do Google. Podem ser novidades sobre o negócio, ofertas de produtos ou promoções. Na prática, essas publicações podem funcionar como anúncios gratuitos.

Segundo Susana Ayarza, diretora de marketing do Google, a presença de um estabelecimento comercial na internet aumenta a chance de consumidores chegarem até ele. Um pesquisa da própria empresa apontou que 90% dos consumidores fazem buscas na internet quando querem comprar. Eles pesquisam:

  • preço;
  • informações do produto;
  • lojas que oferecem o item desejado.

Ainda de acordo com a pesquisa, mais da metade dos consumidores online ouvidos disse que confia mais em empresas que possuem um site.

Fonte: G1

Posts relacionados

Wifi

5 funções inúteis que consomem internet sem você perceber

9 de julho de 2025 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
celular

7 funções para fazer a bateria durar mais que você deveria usar hoje

7 de julho de 2025 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
WhatsApp

Como limpar o cache do WhatsApp? Confira o passo a passo

4 de julho de 2025 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
Qual a importância do inventário de ativos para a segurança da empresa?

Atualize a sua senha hoje mesmo e evite todos esses riscos online

2 de julho de 2025 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
68% dos brasileiros estão mais cuidadosos contra golpes digitais

Novo golpe do PIX usa falsa central bancária para roubar dinheiro

2 de julho de 2025 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
Conheça cinco alertas vermelhos de golpes online

Fraudes corporativas atingem 63% das empresas em um ano, revela pesquisa

25 de junho de 2025 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc