Aplicativo de mapas mostrou quais novos recursos planeja lançar neste ano ao redor do mundo.
O Google anunciou nesta terça-feira (30) uma série de novidades que o Maps, serviço de mapas da empresa, deve ganhar até o final do ano.
Entre elas previsão do tempo integrada, modo de direção com assistente de voz, rotas que gastam menos combustível e realidade aumentada para mostrar direções em ambientes internos como shoppings e aeroportos.
Os recursos vão chegar aos poucos, durante os próximos meses.
Previsão do tempo
Os mapas do Google terão duas novas camadas de informações relacionadas ao clima: uma de previsão do tempo e outra de qualidade do ar.
Ao colocar um endereço do aplicativo, as pessoas poderão ver como estará o clima nas próximas horas na região. A opção deve ser liberada no mundo todo “nos próximos meses”.
Já a função que mostra a qualidade do ar será testada primeira na Austrália, na Índia e nos EUA.
Rotas sustentáveis
Os mapas vão passar a mostrar qual é a rota com emissões mais baixas de gás carbônico e menor consumo de combustível.
Para isso, o aplicativo vai mostrar direções que tenham mais descidas, por exemplo.
Está previsto um lançamento mundial ainda neste ano, mas o Google não detalhou a data.
Modais em uma única tela
O Google Maps mostra rotas e estimativa de tempo de chegada para diferentes modais como carro, transporte público ou bicicleta – mas elas ficam separadas em abas.
Nos próximos meses, a tela de rotas vai ser reformulada para exibir todos os modais em lista.
A companhia afirma que vai mostra as opções de acordo com os modos preferidos da cada usuário e priorizar modais que sejam populares em determinadas cidades para aparecerem no topo.
Assistente integrada
O assistente virtual do Google, presente no Android e no aplicativo da empresa no iPhone, vai ser integrado ao Maps em 13 novos países, incluindo o Brasil, nos próximos meses.
O recurso permite fazer e receber ligações, mandar mensagens e dar play em músicas a partir de comandos de voz, sem sair da tela de navegação.
Direções em ambientes fechados
O Google Maps tem, há mais ou menos um ano, um recurso de realidade aumentada que mostra as direções através da câmera do celular. A opção funciona em cidades em que o Street View está disponível.
A empresa planeja oferecer esse recurso, chamado “Live View” em alguns ambientes fechados como shoppings e aeroportos.
A novidade, porém, está disponível somente em alguns estabelecimentos dos EUA. Nos próximos meses deverá chegar a cidades como Zurique, na Suíça, e Tóquio, no Japão.
Delivery ou retirada
Estabelecimentos comerciais vão poder incluir no Google Maps detalhes sobre o funcionamento como horários de delivery, taxas e pedidos mínimos.
Por enquanto, a opção só está disponível nos Estados Unidos e não há previsão de chegada a outros países.
Fonte: G1