Please enable JS

Blog

Google revela quantidade de dados coletados por seus apps no iOS

Google revela quantidade de dados coletados por seus apps no iOS

24 de fevereiro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Após se render às regras de privacidade da Apple, a Google atualizou os principais aplicativos para o sistema operacional iOS 14. Agora é possível identificar a enorme quantidade de dados que o YouTube e o Gmail coletam dos usuários do iPhone.

Em todos os apps, a companhia indica que os dados coletados são usados para diversos fins. Então, ela cita como exemplo: publicidade de terceiros, análises, personalização de produtos, funcionamento dos aplicativos e “outros propósitos”.

Curiosamente, o YouTube e o Gmail usam diferentes dados para fins publicitários. Assim, a plataforma de vídeo da Google coleta muito mais informações do que o serviço de e-mail.

Por exemplo, o YouTube recolhe informações pessoais (nome e e-mail) e do histórico de navegação e busca nos navegadores. Enquanto isso, o Gmail se limita a apenas obter dados sobre a localização e a identificação do usuário.

Segundo a empresa, as informações são usadas para vender anúncios mais direcionados em suas plataformas. Apesar de não compartilhar os dados com terceiros, eles são usados para segmentar categorias de públicos para os anunciantes.

A decisão está nas mãos dos usuários

O iOS 14 não impede que os apps rastreiem as ações dos usuários, desde que eles obedeçam às regras de privacidade. Contudo, os programas devem pedir uma permissão e destacar quais informações serão coletadas.

Dessa forma, os “rótulos de privacidade” ajudam as pessoas a escolherem quais dados elas desejam compartilhar com os aplicativos. Teoricamente, isso torna a relação mais transparente para as duas partes.

Os detalhes sobre as informações coletadas pelos softwares podem ser encontrados na versão mobile ou para desktop da App Store. Basta acessar a página do programa desejado e, em seguida, ir à seção “Privacidade do Aplicativo”.

Fonte: Tecmundo

Posts relacionados

Empresa brasileira desenvolve monóculo capaz de captar o calor emitido pelo corpo

11 de novembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Conheça os golpes mais comuns no Simples Nacional e como combatê-los

11 de novembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

5 formas de usar a tecnologia ao seu favor no trabalho

7 de novembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Meta desenvolve mecanismo de busca alimentado por IA

5 de novembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Maps é turbinado por IA e fica mais esperto; veja o que muda

1 de novembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

IA da Meta: WhatsApp vai usar seus dados para treinar chat?

30 de outubro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc