Após se render às regras de privacidade da Apple, a Google atualizou os principais aplicativos para o sistema operacional iOS 14. Agora é possível identificar a enorme quantidade de dados que o YouTube e o Gmail coletam dos usuários do iPhone.
Em todos os apps, a companhia indica que os dados coletados são usados para diversos fins. Então, ela cita como exemplo: publicidade de terceiros, análises, personalização de produtos, funcionamento dos aplicativos e “outros propósitos”.
Curiosamente, o YouTube e o Gmail usam diferentes dados para fins publicitários. Assim, a plataforma de vídeo da Google coleta muito mais informações do que o serviço de e-mail.
Por exemplo, o YouTube recolhe informações pessoais (nome e e-mail) e do histórico de navegação e busca nos navegadores. Enquanto isso, o Gmail se limita a apenas obter dados sobre a localização e a identificação do usuário.
Segundo a empresa, as informações são usadas para vender anúncios mais direcionados em suas plataformas. Apesar de não compartilhar os dados com terceiros, eles são usados para segmentar categorias de públicos para os anunciantes.
A decisão está nas mãos dos usuários
O iOS 14 não impede que os apps rastreiem as ações dos usuários, desde que eles obedeçam às regras de privacidade. Contudo, os programas devem pedir uma permissão e destacar quais informações serão coletadas.
Dessa forma, os “rótulos de privacidade” ajudam as pessoas a escolherem quais dados elas desejam compartilhar com os aplicativos. Teoricamente, isso torna a relação mais transparente para as duas partes.
Os detalhes sobre as informações coletadas pelos softwares podem ser encontrados na versão mobile ou para desktop da App Store. Basta acessar a página do programa desejado e, em seguida, ir à seção “Privacidade do Aplicativo”.
Fonte: Tecmundo