Uma comunidade de desenvolvedores e entusiastas de IA concentra em um site mais de 10 mil “ChatGPTs customizados” que podem ser experimentados gratuitamente pelo público (para usá-los, porém, é preciso assinar o ChatGPT Plus). O espaço chamado GPTsdex reúne GPTs de grandes empresas, como NVIDIA, Microsoft, Meta e NASA, além de ferramentas enviadas por pequenos colaboradores.
A plataforma é independente e não tem afiliação com a OpenAI. Já a empresa responsável pelo ChatGPT prepara o lançamento de sua loja oficial de modelos de IA até o final deste mês.
A plataforma de modelos GPT reúne uma vasta de coleção de IAs para aplicação em diferentes áreas, desde soluções para otimizar processos de trabalho até produtos para o lazer e entretenimento.
No GPTsdex os modelos estão organizados dentro das seguintes categorias:
A navegação pelo site também possibilita visualizar as IAs em alta (“Trending”) ou mais novas (“New”). Na descrição de cada modelo, há um campo que resume suas funções e informações sobre o autor e a data de publicação na plataforma.
Para testar os modelos, é preciso fazer o login com uma conta ChatGPT Plus. O plano pago do chatbot tem um valor mensal de US$ 20 (cerca de R$ 98 na cotação atual). No entanto, novas assinaturas estão suspensas pela OpenAI devido à alta demanda neste momento e é preciso entrar em uma fila de espera para aguardar a liberação do serviço.
Além de permitir que qualquer pessoa com o ChatGPT Plus experimente os vários modelos de IA, o GPTsdex oferece aos desenvolvedores a opção de enviar seus links GPT para publicação na plataforma.
O processo é bastante simplificado: basta clicar no botão “Submit” na barra de navegação do site, preencher os dados pessoais e enviar o link — que precisa ser público — do modelo GPT.
A proposta do GPTsdex mostra o potencial de aplicação da tecnologia de inteligência artificial e como desenvolvedores e entusiastas podem usar os modelos de linguagem para criar seus produtos e serviços.
Como a comunidade é aberta para a participação de qualquer pessoa e não há uma regulamentação clara da plataforma, há o risco de que algumas IAs possam apresentar problemas de segurança ou violar questões éticas. Portanto, a recomendação é navegar o site com cautela e atenção.
Fonte: Canal Tech