A mudança massiva para home office tornou o ransomware uma ameaça ainda maior
Os últimos meses viraram o mundo de cabeça pra baixo, e não é novidade para os leitores deste blog que a mudança global para o trabalho remoto alterou radicalmente o cenário de ameaças. Entre outras coisas, as pessoas responsáveis pela cibersegurança corporativa agora precisam considerar dois novos fatores: a distribuição geográfica da rede corporativa e a presença de computadores utilizados para trabalho em ambiente doméstico.
Ameaças na rede corporativa
Então, seus funcionários agora estão trabalhando de casa, conectados remotamente à rede corporativa. Esse fato basicamente significa que a rede empresarial agora está espalhada pela cidade (ou talvez cidades). Isso quer dizer que, se um ransomware infecta a rede, computadores que estão a quilômetros de distância uns dos outros podem acabar sendo criptografados.
Mesmo que você tenha backups de todos os computadores corporativos, ainda precisará enviar suporte técnico para a casa de cada funcionário afetado, ou levar os computadores para o escritório. Nenhuma dessas opções é recomendada durante a pandemia.
Ameaças para as redes domésticas
Muitas pessoas trabalham com informações corporativas em computadores pessoais. Você não pode garantir o nível de cada equipamento doméstico, se mais alguém os usa, e quanto esses usuários compreendem as ciberameaças modernas. Em outras palavras, mesmo que todos os seus funcionários tenham sido treinados para reconhecer um anexo malicioso, não há garantia que suas informações corporativas não sejam codificadas por culpa de outra pessoa da família.
Vizinhos representam perigo adicional. Quem sabe quais outros dispositivos estão conectados aos roteadores dos funcionários e como as pessoas configuraram o acesso às pastas compartilhadas?
Lembre-se também que os cibercriminosos tentam roubar dados antes de criptografá-los. No passado, se um computador pessoal era criptografado, o problema seria puramente do seu dono. Mas, hoje em dia, o ransomware instalado em uma máquina usada em casa pode fazer com que as informações confidenciais do trabalho caiam nas mãos dos cibercriminosos. Isso faz com que um ataque doméstico a um colaborador também seja um problema empresarial – ou seja, um problema seu.
Fonte: kaspersky
Imagem: Negócio foto criado por senivpetro – br.freepik.com