Please enable JS

Blog

gestão planejamento

A importância de se definir Visão, Missão e Valores para uma empresa

2 de outubro de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Muitas pessoas não têm conhecimento sobre a real importância destes conceitos.

Toda empresa tem obrigação de definir sua missão, visão e seus valores. Porém, muitos não têm conhecimento sobre a real importância destes conceitos. Então vamos conversar sobre eles.

Missão é a razão de existir da empresa. Quando você vai montar um negócio, certamente você sabe por qual motivo ele vai ser construído e para definirmos a missão do seu negócio precisamos saber exatamente qual o motivo que te impulsionou a criar uma empresa. Uma mesma empresa, com a mesma atividade econômica, pode ter missões diferentes. Vamos dar exemplo de uma bolaria. A bolaria “A” tem um sócio que criou a empresa pensando em elaborar bolos com a receita da vovó, sua missão é proporcionar aos seus clientes bolos com sabor da casa da vó; outra bolaria, no entanto, quer oferecer bolos de tamanhos diferentes, formatos diferentes, e sabores diferentes, dessa forma, a missão dele é proporcionar aos seus clientes bolos diferenciados. Vejam que ambas têm a mesma atividade econômica – comercio e fabricação de bolos, mas a missão difere. Se não sabemos a missão, não temos ideia das estratégias que devem ser geradas, assim como, não conseguimos medir a qualidade do que se pretende.

A Visão é a meta da empresa em “x” anos. Como você imagina sua empresa daqui há 2, 5, 10 anos? Visão precisa de data. É preciso ter um ponto de chegada e, além disso, é preciso que o empresário saiba como medir se a visão foi alcançada ou não. Um dos exemplos de missão é: dobrar o número de lojas em cinco anos. Dessa forma temos prazo (cinco anos) e meta (duas vezes o número de lojas de hoje). Algumas visões trazem as palavras referência ou ser reconhecido. Se torna necessário transformar essas palavras em algo mensurável para que possamos afirmar algo do tipo: ser reconhecido como a maior bolaria do estado em cinco anos é igual a ter o maior faturamento que as outras, ou ter o maior número de clientes. Enfim o que significa ser reconhecido ou ser referência? Antes de incluir estas palavras na Visão saiba o que está por trás delas.

Finalmente os valores, as crenças. Em que esta empresa acredita? O que ela valoriza? Como a empresa não é um ser vivo, geralmente espelhamos os valores nos valores dos sócios, dos dirigentes. Em empresas pequenas os valores e crenças são inerentes aos valores e crenças dos donos. Com o tempo os valores podem ir se alterando de acordo com a gestão que vai se estabelecendo e até mesmo com as mudanças do mercado e do comportamento corporativo.

Ao se definir a missão poderemos avaliar se a operação da empresa (seus colaboradores, processos e produtos) está direcionada para cumprir realmente o propósito pelo qual ela foi criada. Vamos voltar para bolaria que tem necessidade de causar a sensação nos clientes do sabor do bolo da vovó. Se os processos, colaboradores e produtos não estiverem direcionados para isto, ela corre o risco de mudar o rumo para outra missão e dessa forma, morre um pouco o motivo pelo qual ela foi criada e todo trabalho que foi feito sobre o propósito chave da empresa. A missão ajuda muito para sabermos como contratar colaboradores, temos que decidir se o comportamento chave que queremos é inovação ou tradicionalismo, se agilidade ou simpatia e paciência. Portanto ao contratar os colaboradores avalie se eles estão de acordo com a missão da sua empresa.

A visão vai ajudar muito também quanto à para onde devemos ir. Chega um momento na vida da empresa que o empresário tem a obrigação de informar para onde ele quer ir. E com a mesma coragem que teve para se lançar no mundo empreendedor, ele precisa se lançar em alcançar sua visão de futuro. Se temos como missão aumentar o número de lojas em cinco anos, a partir de agora já começamos a trabalhar sobre esta meta. Trabalharemos o financeiro, os colaboradores, os processos e tudo mais para poder atender o que foi traçado.

Os valores ajudam a buscar pessoas que compartilham das mesmas crenças. Se sua empresa e você valorizam o bom-humor, não traga para trabalhar contigo alguém sério e mal-humorado, por mais tecnicamente preparado que esteja ele não vai se adequar e vai prejudicar a equipe ou vai ser expulso naturalmente da equipe. Na hora de decidir quem irá trabalhar com você, pense nos valores da sua empresa, nos seus e nos das pessoas que você está trazendo para fazer parte do seu time.

Não deixe de pensar nas definições acima antes de criar sua empresa e não deixe de revisa-las todos os anos.

Para aqueles que são empregados e que vão mudar de empresa ou receberam proposta de trabalho, sempre peço para me informar qual a missão e as crenças da empresa que você vai trabalhar? Elas combinam com o que você acredita? A missão e visão irão definir suas atitudes dentro da empresa. Os valores medirão sua aderência.

Por: Gilda Açucena.

Fonte: Administradores
Imagem: Business photo created by ijeab – www.freepik.com

Posts relacionados

Como evitar que feedbacks façam mais mal do que bem

11 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

7 dicas para líderes se conectarem com trabalhadores da geração Z

7 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

7 maneiras de aumentar sua confiança imediatamente

5 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

8 regras de etiqueta empresarial que todos precisam seguir

1 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Esta tática ajudará você em qualquer negociação

30 de outubro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Por que ter hobbies pode tornar você melhor no seu trabalho

22 de outubro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc