Please enable JS

Blog

notebook

Imposto de Renda 2019: como fazer a declaração de herança

29 de março de 2019 / Inteligência Fiscal / por Comunicação Krypton BPO

Para declarar herança, o contribuinte deve fazer a declaração final de espólio

O contribuinte que precisa declarar herança no Imposto de Renda precisa ter atenção. A declaração só deve ser feita no momento em que toda a burocracia estiver completa.

É preciso fazer o inventário, que divide os bens deixados pela pessoa que morreu aos herdeiros. Também é necessário fazer o envio da declaração final de espólio de quem faleceu.

Com a ajuda do coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unicid, Wagner Pagliato, segue uma lista com algumas dúvidas sobre como proceder na declaração de herança.

As declarações de Imposto de Renda podem ser enviadas até 30 de abril.

1. O que é espólio?
Trata-se do conjunto de bens, direitos e obrigações da pessoa falecida.

2. Qual é o prazo final para a apresentação da declaração final de espólio?
Deve ser apresentada até o último dia útil do mês de abril. Ou seja, se a pessoa faleceu em 2018, a declaração final deve ser enviada até 30 de abril deste ano.

3. Quais são os cuidados na declaração de herança?
A declaração de herança deve ser feita com base na declaração final de espólio de quem faleceu, listando todos os bens deixados para os herdeiros.

4. Como devo declarar o recebimento de herança?
A declaração dos bens deve ser feita em de Rendimentos Isentos e Não Tributados – Transferências Patrimoniais – Doações e Heranças.

O que foi herdado também precisa ser listado na declaração de Bens. O valor deve ser igual ao apontado na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributados.

Fonte: G1

Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

abc