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Inovação Aberta: o que é, quais tipos e benefícios

23 de janeiro de 2020 / Inovação / por Comunicação Krypton BPO

Poderíamos resumir a inovação aberta como o uso de fluxos de entrada e saída de conhecimento para acelerar a inovação interna e expandir os mercados.

Mas isso seria bem menos do que o conceito consegue abarcar. Neste artigo, vamos além. Continue lendo para entender em profundidade o que é inovação aberta e como ela pode ser usada no seu negócio!

O conceito de inovação aberta
Em seu livro Open Innovation: The New Imperative for Creating And Profiting from Technology (Harvard Business School Press – 2003), o pesquisador Henry Chesbrough cunhou o termo Inovação Aberta.

Para o autor, trata-se do uso de fluxos de conhecimento intencionais para acelerar o poder inovador interno e expandir os mercados para uso externo da inovação. Uma vez que a inovação aberta é adotada, os limites da organização tornam-se permeáveis e permitem combinar os recursos com colaboradores externos.

O contraponto diz respeito às empresas de inovação fechada, que inovam usando apenas recursos internos. Nelas, as ideias são avaliadas e apenas as melhores e mais promissoras são selecionadas para seu desenvolvimento e comercialização. As que mostram menos potencial são abandonadas.

Logo, a diferença é que, no caso de inovação fechada, as ideias, invenções, investigações e desenvolvimentos necessários para colocar um produto no mercado são gerados única e exclusivamente com esforços internos.

Ao aplicar o sistema de inovação aberta, a empresa pode usar recursos externos como tecnologia e parcerias com startups e universidades e, ao mesmo tempo, disponibilizar suas próprias criações para outras organizações.

Sob o paradigma da inovação aberta, há um importante fluxo de conhecimento externo para a organização que se transforma em projetos colaborativos e provoca a compra e a incorporação de tecnologias criadas por terceiros.

Ao mesmo tempo, as inovações geradas dentro da empresa podem ser vendidas como tecnologia e/ou propriedade industrial, uma vez que elas não são aplicáveis somente em seu modelo de negócios — ou porque a empresa não tem capacidade ou experiência para desenvolver a invenção.

Os 3 tipos de inovação aberta
Podemos categorizar ao menos três tipos de inovação aberta. São eles: inbound, outbound e coupled. Confira, a seguir, um detalhamento melhor de cada um deles.

1. Inbound
O termo inglês inbound open innovation refere-se a um tipo de inovação que acontece quando uma empresa se apropria de uma ideia inovadora criada por outras entidades, para que seja transformada por meio do seu próprio processo de inovação, de forma a gerar valor para si.

Geralmente isso acontece com a incorporação de tecnologias desenvolvidas por outras companhias. Por exemplo, um aplicativo criado por uma startup pode transformar o atendimento ao cliente de um banco.

2. Outbound
O termo outbound open innovation diz respeito a um tipo de inovação que acontece quando uma empresa desenvolve um ativo derivado do seu processo de inovação e o disponibiliza para parceiros externos, com o objetivo de desenvolvê-lo e/ou comercializá-lo.

Um exemplo disso é quando uma empresa cria um produto ou serviço e o cede para que um parceiro comercial insira melhorias ou mesmo quando é firmado um acordo comercial, com incremento da companhia parceira ou simplesmente como canal de distribuição.

3. Coupled
Já coupled open innovation é um termo que descreve um tipo de inovação que é resultado da união de duas ou mais empresas. Esse “casamento” se dá com o objetivo de gerar ideias inovadoras em conjunto, de forma que o grupo possa explorar individualmente os ativos resultantes.

Os benefícios da inovação aberta
Há claras vantagens de se abrir o processo de inovação. Elas podem ser resumidos da seguinte forma:

  • Redução no tempo e custo de projetos de inovação;
  • Incorporação de soluções e inovações na forma de ideias, patentes, produtos e tecnologias que nunca teriam sido geradas pela empresa devido à falta de tempo, conhecimento e recursos tecnológicos;
  • Acesso a mercados onde parceiros são mais ativos e a empresa tem participação limitada;
  • Adaptação da base de conhecimento, de acordo com as mudanças do mercado;
  • Novas oportunidades comerciais por meio de atividades de P&D não exploradas internamente;
  • Comercialização de invenções que, por falta de capacidade ou por razões estratégicas, não podem ser colocadas no mercado pela empresa proprietária.

A busca por inovação fora dos limites da empresa e o acesso tecnologias e soluções semi prontas fazem com que os custos de investimento em pesquisa e desenvolvimento, bem como o risco de algo dar errado, sejam reduzidos.

Segundo o próprio professor Henry Chesbrough escreveu em um artigo na revista Forbes, “a inovação aberta é uma forma mais lucrativa de inovar, porque pode reduzir custos, acelerar o tempo de comercialização, aumentar a diferenciação no mercado e criar novos fluxos de receita para a empresa”.

A inovação aberta não é antagonista da inovação fechada — uma conclusão
Como você viu, o conceito de inovação aberta pressupõe a busca da inovação para além das fronteiras da empresa, utilizando-se de recursos externos para encontrar respostas para desafios de negócio, trazendo diversos benefícios para a organização.

Por fim, acrescentamos que a inovação aberta deve ser vista como complementar ao que já é realizado internamente. Ela vem para abrir os horizontes das organizações, proporcionar mais meios de seguir se desenvolvendo e competindo em um mercado que exige cada vez mais inventividade e disrupção.

Fonte: Blog MJV
Imagem: Projetado pelo Freepik

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