A cada mergulho para verificar a quantas anda no Brasil o desempenho nas 169 metas dos 17 ODS, saímos com desalento e a certeza de que precisamos remar muito.
O formato de vídeos curtos Reels, considerado uma resposta do Instagram ao concorrente TikTok, tem se tornado cada vez mais popular entre usuários e marcas.
E um novo estudo divulgado pela Emplifi, plataforma especializada em Social Marketing, Commerce e Care, revela que o crescimento dos Reels já os fez se tornar o tipo de postagem que mais engaja seguidores no Instagram.
“As preferências por cada conteúdo estão mudando, situação que provocou um aumento no consumo de vídeo nas plataformas de mídia social”, observa Zarnaz Arlia, diretora de marketing da Emplifi. “Para responder a essa mudança, o Instagram está no caminho certo priorizando o conteúdo do Reels. Ao usar seu algoritmo para veicular vídeos para públicos maiores, o Instagram está ajudando as marcas a expandir seu alcance e aumentar o engajamento”, complementa.
A recente atualização do Instagram, que implementou mais Reels no feed, atraiu a reação de muitos, incluindo os influenciadores de celebridades mais populares da plataforma. Frustrada com a falta de conteúdo fotográfico, Kim Kardashian chegou a postar um texto em sua conta do Instagram que dizia: “Faça do Instagram o Instagram novamente”. A empresária foi uma das primeiras celebridades a aderir ao movimento nostálgico iniciado pela usuária Tati Bruening, conhecida como Illumitati na plataforma. Outras personalidades, como Kylie Jenner, Gabriela Pugliesi e Kéfera Buchmann também apoiaram a causa.
Mas o CEO do Instagram, Adam Mosseri, confirmou que as pessoas estão compartilhando mais conteúdo de vídeo: “Se você observar o que as pessoas gostam, consomem e visualizam no Instagram, isso também está mudando cada vez mais para o vídeo ao longo do tempo, mesmo quando paramos de cobrar qualquer coisa”.
Os dados levantados pela Emplifi junto a milhares de marcas globais respaldam a resposta de Mosseri às críticas que o Instagram recebeu. Os estudos demonstram que, embora o engajamento geral no Instagram tenha diminuído no ano passado, o Reels superou todos os outros tipos de postagem desde o início de 2022, ganhando mais interações do que imagens, vídeos regulares e postagens em carrossel.
“Os números são claros – os usuários estão se envolvendo mais com o Reels do que qualquer outro formato de conteúdo no aplicativo, representando 20% do tempo que as pessoas passam no app de acordo com o Instagram”, destaca Arlia. “As maiores marcas do mundo estão aproveitando isso a seu favor e dobrando o formato de vídeo”.
Ainda de acordo com o levantamento:
Embora muitas marcas estejam adicionando cada vez mais Reels à sua estratégia de mídia social, o formato de vídeo ainda constitui apenas uma minoria do conteúdo geral dessas empresas, representando aproximadamente 7,5% das postagens (excluindo Stories). A maioria das marcas ainda continua confiando em postagens estáticas, mesmo que obtenham uma menor quantidade de engajamento.
“A conclusão é que o conteúdo de vídeo curto veio para ficar. Para maximizar o alcance e o engajamento, as marcas não têm escolha a não ser investir em Reels”, conclui Arlia.
Fonte: Administradores