Sabe quando um usuário gasta bastante tempo em sua página, mas a deixa sem adquirir qualquer produto ou serviço? A chance é grande que isso seja resultado de uma fraca experiência de interação. Segundo a agência Soul Digital, priorizar a perspectiva do seu cliente é primordial para uma plataforma digital de sucesso. Confira 5 dicas para isso:
1. Construa sua Buyer Persona
O primeiro passo para alavancar a experiência do usuário em sua plataforma é entender quem você quer a acessando. Assim, você deve construir sua Buyer Persona, perfil do consumidor ideal, de forma muito mais específica que o tradicional público-alvo. Ela deve ir além de apontar a qual grupo de pessoas você deve direcionar sua comunicação, servindo diretamente um indivíduo de características pessoais, hábitos diários e gostos definidos, tornando a experiência muito mais exclusiva e agradável.
2. Adeque-se a ela
Com a Buyer Persona definida, ela deve ser base para moldar a plataforma da forma mais específica possível – trata-se do design thinking. “Para jovens, você deve priorizar o acesso mobile, com alta velocidade de carregamento e informações diretas”, explica Thiago Tardioli, diretor executivo da Soul Digital. “Com uma audiência mais velha, o ideal é trabalhar a acessibilidade: letras grandes e maior espaçamento”, recomenda.
3. Humanize a mensagem
É muito importante não deixar passar algumas regras básicas na hora de construir ou repaginar uma plataforma. “Uma boa página traz conteúdos concisos e úteis, com cara de algo feito por pessoas para pessoas, criando identificação imediata entre o usuário e o interlocutor”, ressalta Thiago. “Assim, a pessoa que a visita se sente acolhida por alguém que já passou pelos mesmos problemas que ela tenta resolver”.
4. Priorize o conteúdo
Para o empresário, as pessoas buscam muito mais informação do que consumo – e é por meio da criação de conteúdo relevante e interessante que se conquista confiança para, então, conseguir uma venda. “As prioridades do consumidor são diferentes das de um gestor, sempre focado em gerar receita. Mas se você atende em primeiro lugar ao anseio do público, o retorno é consequência”, afirma.
5. Atualize-se
Segundo Thiago, grandes acontecimentos podem ser excelentes “ganchos” para atrair mais público, assim como razão para restrições. “Saiba atrelar sua plataforma a tendências sazonais, promoções, eventos e tudo mais que possa acolher o usuário”, lista Thiago.
Fonte: Administradores