É comum que campanhas de divulgação e campanhas promocionais, por exemplo, sejam veiculadas em mais de um meio simultaneamente. Essa estratégia tem o nome de marketing multicanal.
O marketing multicanal tem como finalidade atingir o maior número de pessoas, dentro e fora do ambiente digital.
De uma maneira geral, o Marketing multicanal é uma estratégia utilizada para a veiculação de campanhas em várias plataformas ao mesmo tempo, com o objetivo de expandir a visibilidade da marca para o maior número possível de pessoas.
Essa estratégia funciona tanto em meios offline, como outdoor e ações em pontos físicos, quanto online, principalmente por meio das redes sociais. Assim, é possível atingir uma quantidade maior de consumidores, independente de onde estejam.
No entanto, não é preciso estar em todos os canais. É necessário apenas que a marca entenda em quais plataformas o público-alvo se encontra para traçar uma estratégia eficaz nelas. De qualquer forma, é essencial que a mesma ideia seja passada em todos os canais.
O marketing multicanal tem características parecidas com outras estratégias de diversificação de canais, como o marketing omnichannel. Este, porém, tem o objetivo de integrar todos os meios de contato entre o cliente e a marca. Além disso, o cliente também pode trocar um produto comprado na loja virtual em uma loja física.
Neste post vou apresentar as principais características dessa estratégia. Acompanhe comigo!
Vantagens do marketing multicanal
O marketing multicanal é uma ótima estratégia para empresas que desejam aumentar a visibilidade da marca. Entenda melhor a seguir.
1. Maior alcance do público-alvo da marca
Com o marketing multicanal, independentemente do meio utilizado, a marca consegue alcançar o público-alvo. Isso é importante para clientes que utilizam poucos meios de comunicação, pois, mesmo no ambiente online, é possível que certo público tenha preferências.
Com a popularização do Tik Tok, por exemplo, grandes marcas passaram a veicular campanhas no app, que deixou de ser apenas um aplicativo voltado para veiculação de “dancinhas” do público teen.
O marketing multicanal demonstra-se essencial para alcançar cada vez mais clientes, à medida que novos meios de divulgação surgem, o que faz com que as marcas estejam preparadas para alcançar o público onde ele estiver.
2. Aumento da visibilidade da marca
Ao fazer a divulgação de produtos, campanhas promocionais e demais ações de marketing em canais diversos, maiores são as chances de a marca permanecer na mente do consumidor por um longo tempo.
Ou seja, ao marketing multicanal favorece o brand awareness, métrica importante para qualquer empresa. Trata-se da maneira como uma marca é reconhecida pelo público.
3. Maiores oportunidades de negócio
A veiculação de campanhas em vários canais de divulgação aumenta a oportunidade de negócios para a marca. Para exemplificar, se uma empresa apresenta determinado produto na plataforma X, sem considerar que os consumidores também estão presentes na plataforma Y, pode perdê-los por falta de alcance.
Ao explorar as diversas plataformas de divulgação, no entanto, o marketing multicanal disponibiliza a mensagem para pessoas diversas, ocasionando em possibilidades maiores de taxas de conversão.
A taxa de conversão pode ser influenciada até mesmo pela usabilidade da plataforma. No caso do Instagram, onde é possível inserir link direto para o site da empresa, maiores são as chances de a conversão ocorrer. Isso não seria possível se o mesmo anúncio fosse veiculado apenas em um outdoor.
Fonte: Agência Tribo