Mentor é aquele que dá suporte e encorajamento para que a outra pessoa gerencie seu próprio aprendizado, maximize seu potencial, desenvolva suas habilidades, aprimore sua performance e se torne melhor pessoal e profissionalmente.
Você já passou por alguma situação crítica em que tentou pensar em todas as saídas e acabou no mesmo lugar? Ouvir conselhos e opiniões diferentes pode ser a melhor opção para solucionar alguns problemas. Em partes, é nisso que consiste a mentoria.
O objetivo dela, basicamente, é que você consiga os conselhos certos e um feedback honesto e imparcial? Já que muitas situações podem ser difíceis de discutir com o seu gestor (porque você não quer que ele saiba), com seus pais (porque eles não entenderiam) ou com seu melhor amigo (porque vocês têm assuntos mais importantes para falar).
Nesses casos, a pessoa certa para te dar o “caminho das pedras” pode ser um mentor. Ele dá suporte e encorajamento para que a outra pessoa gerencie seu próprio aprendizado, maximize seu potencial, desenvolva suas habilidades, aprimore sua performance e torne-se melhor pessoal e profissionalmente.
Em outras palavras, um verdadeiro mentor ajuda você a ser melhor e a encontrar um sentido para a sua vida e para a sua carreira. São pessoas que nos passam visões, sonhos, ideais, princípios, valores, atitudes, conhecimentos e sabedoria. Um mentor pode ser um professor, um chefe, um colega, um avô, um poeta, um filósofo ou até um autor de um livro que inspirou você.
De onde surgiu a prática de mentoria?
A palavra “mentor” tem origem na Odisseia, de Homero, escrita no século VIII a.C. Ulisses, rei de Ítaca, quando foi lutar na Guerra de Tróia deixou sua família sob os cuidados de Mentor, que acabou servindo de professor para seu filho.
Não existe uma data específica para a invenção do termo no mundo dos negócios. As primeiras escolas de negócios começam a florescer apenas na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Desde então, mentor passou a ser sinônimo de alguém que compartilha sua sabedoria, experiência e conhecimento com colegas menos experientes.
A história é recheada de casos de mentoria. O mentor de ‘Alexandre, o Grande’, foi Aristóteles, o de Martin Luther King foi Gandhi, o de Jim Collins foi Peter Drucker, dentre tantos outros.
Para que serve a mentoria?
A mentoria pode ter várias finalidades. Desde resolver um problema específico em questões técnicas ou de gestão até aconselhar sobre a condução geral da carreira. Listamos abaixo algumas utilidades da mentoria.
Como funciona a mentoria?
Buscar um mentor não significa assinar um contrato com alguém que te aconselhará nas horas difíceis. Basta que você esteja próximo dessa pessoa e crie um vínculo que te possibilite absorver o que ela tem para passar. Pode ser na orientação de um bom professor durante os anos de faculdade, papos com os membros mais experientes de sua família ou contato com pessoas bem-sucedidas em sua área (as redes sociais, como LinkedIn e Facebook ajudam e muito nesse sentido).
Muitas pessoas se surpreenderiam com a boa-vontade que os mais experientes têm para mentorar jovens profissionais. Assim, se você se inspira em alguém e gostaria que essa pessoa te mentorasse, não deixe de enviar um email manifestando essa vontade. O resultado pode ser supreendente! Conversar com colegas para descobrir quem são os bons mentores na sua empresa ou na sua faculdade também é um bom jeito de encontrar gente experiente disposta a ajudar.
Depois de arrumar um mentor, é importante que vocês marquem encontros periódicos para discutir sobre a sua vida e sua carreira. Você deve ser completamente aberto e sincero nessas conversas. Para o primeiro diálogo, é interessante mostrar quais são seus objetivos com a mentoria: mudar de carreira, desenvolver habilidades de liderança, melhorar a performance, ser mais eficiente, melhorar a comunicação, etc.
Fonte: Na prática
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