Foi anunciado nesta quarta-feira (27) o lançamento da Meta AI, a inteligência artificial da Meta. A revelação da novidade foi feita na Meta Connect 2023, conferência anual da empresa dona de redes sociais como Facebook, Instagram e Whatsapp.
Inicialmente, a versão Beta do recurso poderá ser usada apenas para norte-americanos. Ela funcionará como uma espécie de “Chat GPT” integrado aos mensageiros da empresa, possibilitando que os usuários façam perguntas sobre diversos assuntos e recebam as respostas no chat dos aplicativos.
O novo assistente, que também terá integração com os óculos inteligentes Ray-Ban Meta e Quest 3, é alimentada por um modelo personalizado que aproveita a tecnologia do Llama 2. Nos chats baseados em texto, ele acessa informações em tempo real graças a uma parceria com o Bing e também oferece uma ferramenta para geração de imagens.
Para que a ferramenta tenha mais personalidade, uma parceria com 28 figuras públicas que representam personagens foi feita. Snoop Dogg, Tom Brady, Kendall Jenner, Paris Hilton, Naomi Osaka e MrBeast são alguns dos famosos que fazem parte do projeto.
Também foram anunciados por Mark Zuckerberg, CEO da companhia, recursos de IA para criar figurinhas em todos os aplicativos da companhia. Usando a tecnologia do Llama 2 e o modelo fundamental para geração de imagens chamado Emu, a ferramenta transformará comandos de texto em adesivos exclusivos, que poderão ser compartilhados nas conversas.
De acordo com a Meta, a novidade será lançada para um grupo restrito de usuários de língua inglesa em outubro no WhatsApp, Messenger, Instagram e Facebook Stories. Também será possível editar fotos usando IA, mas o recurso ainda não tem data certa de lançamento.
No instagram, a IA vai funcionar em duas ferramentas diferentes. Na “Restyle”, os usuários poderão recriar imagens aplicando estilos visuais que descreverem. Já no “Backdrop”, eles serão capazes de alterar a cena ou o plano de fundo de suas imagens.
Segundo a empresa, as imagens criadas com IA terão marcadores que indicam que elas foram criadas usando a tecnologia, evitando assim que sejam confundidas com conteúdo gerado por humanos.
A companhia prometeu ainda disponibilizar o AI Studio, a plataforma que suporta a criação de suas IAs, para pessoas de fora, como programadores. O plano é que, nas próximas semanas, esses profissionais sejam capazes de construir IAs de terceiros que funcionem nos serviços de mensagens da empresa, e, até 2024, qualquer pessoa possa experimentar criar sua própria IA usando as ferramentas da Meta.
Fonte: Administradores