A Meta anunciou nesta quarta-feira (4) a liberação de uma IA generativa às plataformas de criação de anúncios do Facebook. As funções da ferramenta incluem a geração de plano de fundo e a adaptação de imagens para as telas de diferentes tamanhos, assim como uma opção que cria diferentes versões de texto para a propaganda com base em um original fornecido pelo usuário.
Os recursos ligados às imagens parecem estar no centro da experiência, economizando tempo e retrabalho para os anunciantes. Usando a IA, é possível programar publicações para veiculação tanto no feed quanto no Reels, por exemplo, enquanto planos de fundo e diferentes proporções são aplicadas para os diferentes formatos de propagandas.
As novas funções de IA são gratuitas e estão sendo liberadas aos poucos para todos os clientes da Meta; enquanto as ferramentas de imagens estão disponíveis em todos os idiomas, o assistente de variação de textos funciona apenas em inglês.
De acordo com a compahia, as opções marcam apenas o início do lançamento de uma série de recursos baseados em inteligência artificial, cuja disponibilidade global deve ser concluída no ano que vem.
O lançamento das tecnologias de IA generativa é fruto de pesquisas realizadas pela Meta junto a anunciantes e parceiros, explica a companhia liderada por Mark Zuckerberg. Desde o início do ano, a empresa vem experimentando o uso das funções com foco na produtividade, com os primeiros números apontando uma economia de cinco ou mais horas por semana a partir da adaptação das imagens a diferentes formatos.
Acima disso, a ideia dos estudos é de que o uso da tecnologia ampliou o alcance das campanhas de publicidade, com mais valor para os anunciantes. Com base nisso, a Meta também desenvolve outras ferramentas, como chatbots para interação com clientes a partir do Messenger e do WhatsApp e IAs que destaquem pontos de venda próximos dos usuários ou criem imagens completas com base no segmento de atuação de uma empresa.
A novidade da vez se une, ainda, a outros recursos baseados em inteligência artificial que foram disponibilizados pela Meta nos últimos meses. Do sistema AI Sandbox, onde as inovações são testadas, vieram também uma plataforma de criação de figurinhas a partir de prompts, funcionalidades de colaboração e até chatbots interpretados por celebridades.
Fonte: CanalTech