A transformação digital já é uma realidade em muitas empresas. A tecnologia já é uma aliada em muitos processos e serviços dentro das corporações, porém, quando comentamos sobre o armazenamento de dados na nuvem em alguns setores, muitos ainda não veem com bons olhos e tem receio.
Claro que a maioria é por total desconhecimento das vantagens de se ter seus dados guardados na nuvem, principalmente, com as diversas notícias espalhadas de vazamentos de dados. Mas, acredite: o armazenamento de dados na nuvem já é uma realidade dentro das empresas e, obedecendo suas prevenções, é totalmente segura e bastante vantajosa financeiramente.
Fique tranquilo, vou te explicar direitinho como funciona um bom sistema utiliza a nuvem para guardar seus dados e manter eles sempre disponíveis.
Os dados da minha empresa estão mais seguros no servidor ou na nuvem?
Antes de apresentar as vantagens do armazenamento de dados na nuvem, vou antecipar: utilizar um sistema confiável para guardar seus dados na nuvem é mais seguro que deixar eles em servidores dentro da sua própria empresa. Não acredita? Explico melhor!
Muitos acham que ter um servidor dentro da empresa é o mais seguro, mas não é bem assim. O servidor tem seu grau de segurança, principalmente, se tiver uma equipe especializada de tecnologia da informação que possa implantar, administrar e solucionar qualquer problema que houver.
Porém, esbarramos em um critério que muito importante dentro da corporação: o valor que pode custar ter que fazer toda uma infraestrutura técnica e de pessoas. Dependendo do tamanho do seu negócio, o valor é realmente alto.
Quais preocupações deve ter ao optar por ter um servidor interno?
Quando a empresa precisa manter um servidor interno, ela tem que se preocupar com os seguintes problemas:
Sem falar no custo de montar uma equipe de TI para cuidar do servidor e da rede interna.
O armazenamento de dados na nuvem não é compartilhado na rede mundial? Isso é seguro?
Mesmo a nuvem funcionando como uma rede compartilhando informações por milhares de empresas em todo o mundo, não significa que esses dados estão inseguros. Saiba que a nuvem contém dispositivos que evitam ataques e promovem uma espécie de isolamento entre os dados de uma empresa ou usuário final e outros clientes do mesmo serviço.
Utilizando-se de transmissões seguras via HTTPS, a nuvem pode oferecer tanta proteção para seus arquivos quanto a que você está habituado. Todos os dados armazenados são criptografados (mecanismo de segurança e privacidade) o que auxilia na proteção de todos os conteúdos transmitidos entre as empresas e evita que pessoas sem autorização possam acessar os dados e impede que backups sejam acessados por usuários indevidamente.
Proteção de dados e dos usuários
Outro ponto importante é que a segurança da nuvem é um interesse também das grandes organizações. Por isso, elas têm desenvolvido novas ferramentas para proteger os dados dos usuários.
O armazenamento de dados na nuvem permite um controle maior de acesso aos dados. É possível configurar qual usuário deverá acessar e/ou editar determinando arquivo. Além disso, é possível trabalhar com backups automáticos, monitoramento ativo e manutenções preventivas dos seus dados.
E meus backups, onde ficam?
Esse é um dos grandes questionamentos das empresas. Então, vamos detalhar para você não ter mais dúvidas.
Bem, quando você faz o backup dos seus dados na nuvem, eles ficam guardados em discos rígidos. Só que, ao invés de estarem salvos em um dispositivo qualquer (HD, Pendrive, etc), são armazenados em grandes datacenters altamente seguros que possuem uma equipe especializada para cuidar dessa informação.
Isso assegura seus dados como também evita ocupar espaço em seu computador ou em qualquer outro dispositivo para guardar o backup. Por fim, diante dos benefícios gerados e segurança das informações da sua empresa, espero que você comece a ver a nuvem como um forte aliado para sua empresa e seus clientes. Por meio dessa nova realidade, você poderá otimizar a rotina da sua empresa e acessar em tempo real as informações salvas nesse ambiente.
Fonte: Blog Fortes Tecnologia