Funcionando como uma central de segurança online, Microsoft Defender já está disponível para assinantes do Microsoft 365 Personal e Family.
A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (16) um novo aplicativo de segurança cibernética para Windows, macOS, iOS e Android. O chamado Microsoft Defender carrega o mesmo nome do antivírus padrão do Windows, mas é um software diferente. Ele traz um painel simplificado que funciona como uma “central” de segurança, permitindo a visualização de antivírus e de outros recursos nos dispositivos conectados.
Conforme anunciado pela Microsoft, seu novo app e serviço de proteção online está disponível, a partir de hoje, para assinantes do Microsoft 365 Personal e Family. Os recursos oferecidos variam dependendo do sistema operacional.
O que o Microsoft Defender faz?
Para iOS e iPadOS, o Microsoft Defender não oferece proteção antivírus. O aplicativo traz alguns recursos contra golpes de phishing ao navegar pela internet, por exemplo. Além disso, há um painel que centraliza alertas de segurança do smartphone e outros dispositivos.
No Android, o novo aplicativo de segurança inclui uma proteção antivírus. Há recursos de verificação de apps, indicando possíveis programas maliciosos no aparelho. O Microsoft Defender também verifica links para proteger o usuário contra phishing, assim como no iOS.
Já no Windows e macOS, o aplicativo funciona mais como um painel centralizador de recursos de segurança e antivírus existentes no sistema operacional. Porém, o Microsoft Defender não substitui nenhuma proteção. Em vez disso, ele permite a visualização de todos os softwares do tipo instalados na máquina, como antivírus da Norton, McAfee e outros. Nos computadores, o app também traz dicas de segurança.
Em todos os dispositivos, o Microsoft Defender permite:
Esse app pode parecer dispensável para muitos, mas, segundo a Microsoft, pode ser particularmente interessante para famílias que desejam manter todos os membros protegidos. Pais de crianças, por exemplo, podem monitorar e mitigar as possíveis ameaças em múltiplos dispositivos em um único lugar. A Microsoft também promete mais recursos no futuro.
Com informações: Microsoft
Fonte: Tecnoblog