Em outubro de 2021 o Google publicou dois documentos de ajuda para auxiliar os sites a controlar o que o buscador mostra nos resultados da pesquisa tanto para títulos como descrições de linkagem. Agora, ele adicionou alguns exemplos de meta descrições, com bons e maus exemplos do que fazer. Confira!
O que não fazer nas suas metas descriptions
criar uma lista de palavras-chave: “Materiais de costura, fios, lápis de cor, máquinas de costura, linhas, bobinas, agulhas”;
utilizar a mesma descrição para todos os conteúdos: “Notícias locais em Whoville, entregues à sua porta. Descubra o que aconteceu hoje.”;
não resumir o conteúdo: “Os ovos são uma fonte de alegria na vida de todos. Quando eu era criança, lembro-me de pegar ovos no galinheiro e trazê-los para a cozinha. Aqueles eram os dias.”;
meta-description muito curta: “Lápis mecânico“.
Boas práticas na hora de escrever suas metas descriptions
explicar o que a loja vende, especificar detalhes como horário de funcionamento e localização: “Pegue tudo o que você precisa para costurar sua próxima roupa. Aberto de segunda a sexta das 20h às 17h, localizado no Fashion District.”
utilizar um trecho específico do conteúdo: “Perturbando a pequena cidade de Whoville, um idoso local rouba os presentes de todos na noite anterior a um evento importante. Fique atento às atualizações ao vivo sobre o assunto.”
resumir todo o conteúdo: “Aprenda a cozinhar ovos com este guia completo em 1 hora ou menos. Cobrimos todos os métodos, incluindo: superfácil, com o lado ensolarado para cima, cozido e escalfado. ”
utilizar descrições bastante detalhadas: “Lápis mecânica auto-afiável que corrige automaticamente sua caligrafia. Inclui chumbo de reabastecimento automático 2B. Disponível em Rosa Vintage e Amarelo Schoolbus. Peça mais de 50 lápis e receba frete grátis.”
SEO básico
Se você não encontrou nenhuma grande novidade sobre as recomendações de como escrever uma boa meta description para as páginas do seu site, parabéns você já domina um dos princípios básicos do SEO! No entanto, esse tipo de documento de ajuda, com recomendações e exemplos práticos, reforça como o próprio Google avalia a qualidade das metas descrições.
Então, se você algum dia foi relutante em aplicar essas boas práticas na otimização de suas páginas, já está mais do que na hora de deixar de perder oportunidades de posicionamento no buscador.
Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!
Aprofunde seus conhecimentos sobre meta description
Confira ainda mais dicas sobre como escrever uma boa meta descrição, além de sugestões de CTAs (Call-To-Action) para utilizar e como mapear suas páginas.
Fonte:Agência Mestre