A versão beta do Ads Creative Studio foi lançada no ano passado, mas agora já está disponível para todos os usuários. Com a ferramenta, os anunciantes podem personalizar seus criativos para diferentes públicos, locais, idiomas ou contextos. Saiba mais sobre essa nova forma de criar anúncios no Google!
Como funciona o Ad Creative Studio e para que ele serve?
Se o seu negócio possui mais de uma persona, você precisa testar o Ad Creative Studio. Utilizando a ferramenta não será preciso criar campanhas ou anúncios diferentes para cada público, você pode selecionar qual elemento do criativo do anúncio, como uma imagem, texto ou som, será trocado, de acordo com um conjunto de regras.
Basta fornecer a ferramenta as “substituições” que você gostaria de ter e definir como elas podem ser utilizadas dependendo do público-alvo ou contexto, por exemplo.
Uma aplicação prática seria no seguinte cenário: sua marca produziu um vídeo de um novo produto e ele atende a personas de diferentes países. Que tal uma trilha sonora para cada país ou região? Você pode adaptar as preferências musicais de cada nicho, aumentando as chances de chamar atenção do usuário. E o melhor, sem criar campanhas diferentes para isso!
Anúncio oficial
Segundo o próprio Google
“O Ads Creative Studio agiliza o processo de produção e personalização, ajudando marcas e agências a reduzir tempo e custos, além de facilitar a colaboração entre as equipes de mídia e de criação.
Nossa solução de personalização de vídeo no Ads Creative Studio (anteriormente conhecido como Director Mix) permite que marcas e agências criem várias versões de um vídeo para diferentes públicos, idiomas, locais ou contextos. Ao começar com um único vídeo e definir elementos como imagens, texto e som para serem intercambiáveis, a ferramenta possibilita que marcas e agências tragam anúncios em vídeo personalizados para seus clientes em grande escala.”
Integração com outras ferramentas de anúncio do Google
Todos os projetos produzidos no Ad Creative Studio podem ser compartilhados nas plataformas:
Também é possível exportar imagens da biblioteca de ativos do Ads Creative Studio para a biblioteca de ativos do Google Ads de qualquer conta vinculada
Testes e resultados iniciais
O Google também divulgou os resultados obtidos por algumas marcas ao realizarem testes na ferramenta. Confira como o Ads Creative Studio foi utilizado para cada objetivo!
PepsiCo
A PepsiCo utilizou o Ads Creative Studio porque queria aumentar as associações da marca de água gaseificada “bubly” com diferentes contextos (festas em casa, churrascos, exibição de esportes, entre outras situações). Então, foram criadas versões diferentes de um vídeo, para testar quais mensagens específicas a cada contexto geravam mais engajamento.
Então, a marca descobriu que “encontros sociais e situações de harmonização de alimentos” faziam mais sucesso entre seu público. Ao invés de criar campanhas diferentes para cada tipo de ocasião, a PepsiCo utilizou o “mesmo anúncio”, com pequenas variações e uma única ferramenta.
General Motors South America
A General Motors South America tinha o objetivo de aumentar o reconhecimento da marca do modelo Cruze 5, então criou 14 versões diferentes de um anúncio com o Ads Creative Studio. O resultado? A marca reduziu os custos em 30% e a campanha obteve um aumento de 56% nas buscas no Google por “chevrolet cruze” e uma redução no custo por visualização de 32% em relação ao benchmark do setor.
Fonte: Agência Mestre