Nem todo líder possui formação em humanas, muitos tem formação em exatas, formados nas mais variadas áreas, e muitas vezes não possuem uma base de Gestão de Pessoas em sua formação.
Acredito que, na grande maioria das vezes, os líderes de hoje iniciaram suas carreiras em funções mais baixas, de cunho técnico-administrativo, e foram ascendendo em suas carreiras até assumirem posições de liderança.
Ocorre que nesta trajetória de sucesso, alguns poucos possuem de maneira nata, habilidades de liderança, a maioria não, mas isto é possível se desenvolver, no entanto nem todos tem essa oportunidade, nem todos querem.
Assim, muitas vezes, pode ocorrer que uma empresa ao promover para líder alguém que vinha tendo excelentes resultados em função técnico-administrativa, perca este excelente técnico e ganhe um péssimo líder.
Certa vez presenciei um profissional de manutenção ser promovido a supervisor de produção, o que se viu foi este profissional passar boa parte de seu tempo “dentro” da máquina dando manutenção, enquanto supervisor de produção. Passado alguns meses o mesmo foi desligado, pois não era isso que se esperava de um supervisor de produção, algum tempo depois voltou para a empresa para trabalhar novamente na manutenção, mas não como líder, voltou a ter excelente desempenho, pois era o que gostava e fazia bem feito.
Independentemente da situação, todo e qualquer líder pode e deve buscar seu aprimoramento, seu desenvolvimento, principalmente buscando tornar-se um Gestor de Pessoas.
Gestor de Pessoas, não é o profissional Gestor do Recursos Humanos, e sim todo e qualquer gestor que tenha uma ou mais pessoas sob sua gestão/liderança.
Compete, pois, a todo Líder enquanto um Gestor de Pessoas que deve ser, assumir a responsabilidade pela sua equipe, procurando por exemplo:
Enfim, isto tudo e muito mais, o líder precisa entender que responsável pelos colaboradores de sua equipe é ele mesmo e não a área de Recursos Humanos, sendo esta o seu grande apoio, o especialista que irá lhe dar o suporte necessário para que possa ser um bom líder.
De acordo com pesquisa do Instituto Gallup (USA), 66% dos americanos pedem demissão de seus chefes e não da empresa, isto nos dá indício da importância do líder na retenção dos talentos e redução de turnover nas empresas.
Apesar de a pesquisa não ser no Brasil, me arrisco a dizer que por aqui este número não deve ser muito diferente.
Ser Gestor de Pessoas é fácil? Certamente que não, mas é possível, e em um processo de crescimento e desenvolvimento contínuo, podemos nos aprimorar a cada dia e assim criarmos condições para nossos colaboradores, para que cada um possa dar o seu melhor.
Fonte: Administradores
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