A “criptografia de dispositivo” é um dos recursos de segurança que existem para proteger um notebook em caso de roubo. Sobre essa questão, um leitor enviou a seguinte pergunta para o blog Segurança Digital:
Esta “criptografia de dispositivo” trata-se daquele “log in” inicial do Windows 10? Se o ladrão não conseguir violá-lo, o notebook ficará sem utilidade?
A “Criptografia” por si só não serve para inutilizar um sistema em caso de roubo.
A “Criptografia do dispositivo” é um recurso de segurança do Windows 10 que, infelizmente é compatível apenas com alguns computadores. Quando disponível, ela poder acessada no menu Configurações > Atualização e segurança.
Trata-se de uma alternativa ao recurso de criptografia do BitLocker, que é compatível com qualquer computador que esteja executando o Windows 10 Pro (ou seja, não funciona no Windows 10 Home).
Para ficar mais fácil de entender:
BitLocker: Compatível com qualquer computador, mas não está disponível no Windows 10 Home.
Criptografia de dispositivo: Disponível apenas em alguns computadores, mas está disponível no Windows Home.
Contudo, nenhum desses recursos impede que o computador seja utilizado normalmente após a reinstalação do sistema. Se o Windows for reinstalado, a criptografia será desativada e o ladrão poderá continuar usando o desktop ou notebook.
O que a criptografia impede é o acesso aos dados que estão no seu computador. Se você não usa criptografia, todos os seus arquivos podem ser acessados por pessoas que tiverem acesso físico ao seu computador.
Se você costuma salvar senhas no seu navegador ou tem sessões abertas em sites de lojas, por exemplo, o ladrão pode abrir o seu navegador e potencialmente acessar todos esses sites como se fosse você, caso o seu computador não tenha criptografia.
Contas de e-mail configuradas no computador também poderão ser acessadas, a não ser que você aja rapidamente para trocar as senhas e desautorizar seu dispositivo.
Embora a proteção do computador como um “bem” seja importante, os dados armazenados no sistema podem aumentar (e muito) o prejuízo e as dores de cabeça resultantes do roubo. É por isso que a criptografia deve ser ativada.
É uma pena que a Microsoft não disponibilize um recurso de criptografia universal para todos os usuários do Windows.
Hoje, todos os MacBooks da Apple e smartphones com iOS e Android (de praticamente qualquer marca) saem de fábrica criptografados. Apenas os notebooks com Windows é que ainda não dispõem dessa função de forma universal.
É importante conferir se o seu computador é compatível com alguma dessas tecnologias para ativá-la e garantir a proteção dos seus dados, seja de um ladrão ou de pessoas próximas mal-intencionadas que se interessem em bisbilhotar a sua vida.
Uma pessoa motivada pode burlar a tela de login do Windows para bisbilhotar seus dados em questão de minutos.
Se você lida com dados muito sensíveis e o seu computador não for compatível com a criptografia de dispositivo, vale considerar a aquisição do Windows 10 Pro ou a troca para outro sistema operacional, como o Linux.
Lembre-se que é praticamente impossível de recuperar dados em um sistema criptografado. Cuide muito bem da sua senha e providencie backups.
Fonte: G1