E lá está você, navegando na internet tranquilamente, quando um download inesperado surge automaticamente em seu aparelho: o arquivo hbpix.bin. Embora com apenas 43 bytes de tamanho, este misterioso item vem se tornando bastante odiado pela internet – e temido por muitos que veem nele a possibilidade de se tratar de um malware.
Mas afinal, o que diabos é esse arquivo? A boa notícia é que não se trata de um vírus, segundo o consenso de diversos serviços anti-malware. A má notícia é que ele não está sendo utilizado de maneiras exatamente boas, mesmo que não seja um arquivo executável.
Antes de tudo, precisamos explicar que o HBPIX é, na verdade, um arquivo GIF de apenas duas cores contendo uma imagem em branco de 1×1 pixel, que pode ser aberto normalmente em qualquer editor de imagem. Qual seu uso nesse caso? A resposta é simples: ele é um web beacon.
Uma ferramenta comum, mas mal utilizada
Para aqueles que não conhecem o termo, nós explicamos. Um web beacon (também conhecido como web bug) é uma técnica usada por serviços para checar se um usuário acessou algum de seus conteúdos em sites ou emails. Isso, por sua vez, permite a eles não apenas monitorar o que você está lendo daquele conteúdo, como também saber seu perfil de usuário (interesses, pesquisas recentes, IP e afins).
Até aí, esse tipo de informação não é exatamente novidade, pois web beacons são bastante usados pela internet há tempos. O que está causando o download do HBPIX, no entanto, seria justamente a má implementação da ferramenta (que normalmente serviria apenas de framework de anúncios). Ou seja: até o momento, essas ocorrências são um simples acidente.
Cuidado ainda é necessário
Infelizmente, só porque o hbpix.bin não é malicioso, a um primeiro olhar, não quer dizer que isso não possa ser usado por pessoas mal intencionadas. Caso o arquivo esteja sendo usado por cibercriminosos e você abrí-lo acidentalmente, eles podem acabar conseguindo várias informações de seu sistema. Logo, é bom evitar.
Seja qual for o caso, o fato é que você aparentemente não precisa se preocupar tanto assim com o HBPIX. Mas, por precaução, o melhor é apagar ele de seus aparelhos sempre que o irritante download ocorrer e, como falamos antes, jamais tentar abrí-lo. Já para quem quiser evitar baixar os arquivos em si, a única opção é acessar as configurações do seu browser e desativar os downloads automáticos.
Fonte: Tecmundo