Please enable JS

Blog

O que é Serverless? Saiba mais sobre o modelo que revolucionou o setor de TI

O que é Serverless? Saiba mais sobre o modelo que revolucionou o setor de TI

16 de novembro de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

O modelo serverless computing, ou computação sem servidores, vem se consolidando no mercado por entregar mais agilidade e economia no setor de tecnologia.

Já parou para pensar em um mundo onde o desenvolvimento de tecnologias não precisa se preocupar com o gerenciamento de servidores? Algumas empresas de ponta no mercado, sim. O Serverless é um modelo onde os desenvolvedores não armazenam ou gerenciam os servidores onde seus sistemas são executados.

Podemos pensar no serverless computing, ou computação sem servidor, como uma evolução da nuvem, onde softwares e aplicativos podem ganhar escala automaticamente. “O que isso significa?” Bom, para a área de desenvolvimento de tecnologias, muita coisa. Mas pense que, com esse modelo os desenvolvedores podem focar na criação e no aprimoramento dos produtos, em vez de gastarem tempo e esforço com a operação de servidores. Mais ágil, não é mesmo?

Essa estratégia está se consolidando como uma solução cada vez mais adotada justamente por levar mais flexibilidade, economia e precisão, superando serviços mais comuns.

Por mais que este pareça ser um assunto complexo, seu entendimento é de suma importância e pode ajudar em sua estratégia de desenvolvimento. Não sabe como funciona? Não se preocupe.

Criamos este artigo exatamente para te explicar melhor do que se trata o Serverless e de como ele funciona na prática. Continue a leitura.

O que é serverless computing?

Se você conhece um pouquinho que seja sobre computação e nunca ouviu o termo, deve estranhar a ideia de computação sem servidores. Mas vamos com calma. O serverless computing não reflete exatamente o que a própria nomenclatura diz. Ou seja, esse tipo de computação ainda requer servidores, porém, de uma maneira diferente.

O termo se consolidou pelo fato de que, nesse modelo de computação, as decisões de gerenciamento e de planejamento da capacidade do servidor são ocultadas do desenvolvedor ou operador, prática que também pode ser denominada de Backend as a Service.

Como dissemos anteriormente, isso significa que a equipe de desenvolvedores não necessita se preocupar com o gerenciamento ou manutenção dos servidores ao implantar o código. Em outros moldes, por exemplo, o desenvolvedor precisaria definir a quantidade de capacidade de armazenamento e de banco de dados seria necessária antes mesmo da implantação.

No serverless, toda a estrutura que sustenta os produtos desenvolvidos é invisível tanto para o operador quanto para o desenvolvedor. Isso dá a empresa responsável pelo desenvolvimento de uma solução, um parceiro tecnológico, por exemplo, toda a segurança necessária para manter o time de TI focado na eficiência do projeto.

Quais vantagens o serverless computing oferece?

Para que você entenda melhor como o serverless funciona na prática dentro da computação, selecionamos algumas funções e vantagens desse modelo. Veja o que motiva as organizações investirem no serviço:

Redução de custos

Esta observação não poderia ficar de fora, afinal, encontrar um método capaz de reduzir custos é uma excelente vantagem competitiva, não é mesmo?

No desenvolvimento de softwares, ou no setor de TI em geral, para ser eficiente em termos de custo benefício, é preciso alocar investimentos com otimização de retorno. Isso significa nem gastar pouco, gerando gargalos na produção e na entrega, nem gastar demais, causando desperdício de dinheiro em recursos ociosos.

Ainda que a cloud computing já ofereça possibilidades para redução de gastos, no serverless esse benefício vai além. Esse método deixa qualquer variação por conta do provedor, que tem a capacidade de ajustar com precisão a sua demanda de acordo com a performance.

Na prática, se o código não estiver em execução, ou seja, sendo utilizado, não há cobrança. Dessa forma, sem a necessidade de provisionar recursos com antecedência, sua empresa pode economizar muito mais.

Uma vez que sua empresa armazena um sistema em um serviço que outras pessoas também usarão, ela economiza em escala, onde você paga menos por seu bando de dados gerenciado por conta de um fornecedor que está executando milhares de bancos de dados semelhantes. Sendo assim, gastos com infraestrutura e operações de desenvolvimento poderão ser reduzidos.

Agilidade

O serverless também garante mais agilidade ao negócio, no sentido de flexibilidade. Essa ideia de servidores ajustáveis que eliminam a necessidade de uma atuação direta do contratante dá a empresa uma agilidade ainda maior do que a cloud computing na escala de sistemas em status de crescimento.

O objetivo desse novo modelo de nuvem é transferir o controle de ajuste de desempenho de servidores individuais para unidades de consumo, como quantidade de armazenamento ou memória, por exemplo.

Solução segura

Com a responsabilidade de gerenciamento saindo das mãos da empresa, os riscos e brechas de segurança às quais um sistema fica exposto também podem ser reduzidas. Isso porque as equipes dos provedores de serverless possuem maior expertise e eficiência no controle de atualizações e monitoramento de possíveis invasores.

Para sermos bem honestos, por maior que seja o investimento de uma empresa em um time de TI, dificilmente ela conseguirá atingir o nível de segurança que um bom provedor de serverless consegue oferecer.

Enfim, o serverless computing é uma evolução de um tipo de computação que já está consolidada e oferece muitas vantagens, como vimos ao longo do conteúdo. Nesse método, sem se preocupar com o gerenciamento e manutenção de servidores, a equipe de desenvolvimento fica bem mais ágil para planejar e executar soluções inovadoras para aumentar a qualidade de projetos.

Este conteúdo foi útil para você? Esperamos que sim, afinal, para que um negócio se mantenha competitivo e eficiente, acompanhar tendências e ficar por dentro das melhores soluções do mercado é fundamental.

Fonte: Blog iZap Softworks

Posts relacionados

Empresa brasileira desenvolve monóculo capaz de captar o calor emitido pelo corpo

11 de novembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Conheça os golpes mais comuns no Simples Nacional e como combatê-los

11 de novembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

5 formas de usar a tecnologia ao seu favor no trabalho

7 de novembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Meta desenvolve mecanismo de busca alimentado por IA

5 de novembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Maps é turbinado por IA e fica mais esperto; veja o que muda

1 de novembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

IA da Meta: WhatsApp vai usar seus dados para treinar chat?

30 de outubro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc