Please enable JS

Blog

O que são índices de liquidez: tudo o que você precisa saber sobre eles

O que são índices de liquidez: tudo o que você precisa saber sobre eles

24 de fevereiro de 2022 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Quem trabalha com contabilidade precisa estar atento aos índices de liquidez. Isso porque eles são fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento, já que dizem respeito à capacidade da empresa honrar os seus compromissos.

Nesse cenário, estar atento ao conceito e também saber calcular os índices de liquidez — além de dominar o cálculo de outros índices contábeis — é fundamental para antever demandas, identificar oportunidades com investidores e direcionar as atividades do negócio da melhor forma.

Assim, com essas informações, fica mais fácil atrair novos investidores e também prever cenários de expansão do negócio com maior acerto. Logo, o profissional de contabilidade que ignora a importância desse conceito pode colocar em risco a operação de uma empresa.

O que são os índices de liquidez?

Os índices de liquidez dizem respeito à capacidade de uma empresa honrar com todos os seus compromissos financeiros. De forma geral, esses números ajudam os gestores a terem uma visão ampla acerca da realidade da companhia.

Com isso, é possível verificar a viabilidade do negócio e a liderança da corporação também pode tomar as decisões baseada em dados, o que a torna a mais estratégica.

Nesse cenário, os índices de liquidez são capazes de fornecer dados confiáveis que ilustram o momento financeiro pelo qual a empresa passa.

A avaliação dos índices de liquidez é possível graças às informações retiradas dos demonstrativos contábeis da organização, o que também envolve o balanço patrimonial.

Para que servem os índices de liquidez?

Com os dados dos índices de liquidez em mãos, esses podem ser usados como indicadores financeiros de análise de crédito, revelando o quanto o negócio tem de recursos disponíveis para arcar com as suas obrigações financeiras no mercado.

Logo, os indicadores de liquidez revelam a capacidade de pagamento de uma empresa, e também são importantes na rotina contábil da companhia. O cálculo dos índices de liquidez é feito usado um quociente que relaciona os valores ativos e passivos do negócio.

Os dados necessários para se chegar aos índices de liquidez se encontram no balanço patrimonial da companhia, e é por essa razão que ele deve estar sempre atualizado.

Assim, para que todo o processo de análise de dados seja facilitado, é preciso garantir um bom controle de seus fluxos de caixa, considerando também a capacidade da empresa gerar lucros e de saber se articular no mercado, principalmente com estratégias eficientes de financiamento e de investimento.

Os dados encontrados nessas análises são utilizados não somente para a organização detentora das informações, mas também para atrair investidores, o que pode ser essencial para expandir os mercados e gerar mais lucros.

Como consequência, a empresa passa a contar com uma melhor transparência, segurança, confiabilidade e facilidade para atrair investidores, além de otimizar a tomada de decisão da companhia.

Contudo, os índices de liquidez devem ser analisados juntamente de outros dados, como o Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa, a fim de se chegar em um diagnóstico mais preciso acerca da realidade da empresa. Também é necessário considerar o tipo de atividade empresarial, a fim de se chegar a um melhor diagnóstico.

Fonte: Fortes Tecnologia

Posts relacionados

abc