Tira-dúvidas explica como funciona uma atualização automática e quais recursos existem para facilitar esse processo quando ele não está disponível.
Os navegadores web modernos instalam atualizações automaticamente e, na maioria das vezes, você não precisa se preocupar com isso.
Mas vale ficar atento a algumas questões.
Normalmente, o navegador não pode ser atualizado se você não estiver usando o software. Se você sair de férias ou ficar muito tempo sem usar o computador, pode valer a pena realizar uma atualização manual antes de começar a navegar.
A mesma coisa acontece se você tiver mais de um navegador instalado. Se você usa um navegador apenas para tarefas ocasionais, pode ser que ele não esteja com as atualizações em dia.
A instalação da atualização não pode prosseguir enquanto o navegador estiver aberto. Se uma atualização for instalada de manhã e você não fechar o navegador em nenhum momento do dia, você continuará usando a versão antiga até o dia seguinte – o que não é uma situação muito boa.
Portanto, se você pretende manter o navegador aberto por muito tempo, ou até utilizar o recurso de “Suspensão” do seu notebook ou computador para continuar seu trabalho de onde parou, vale a pena realizar uma atualização manual nos momentos de pausa para não ter que interromper o trabalho em momentos inoportunos.
Como atualizar o navegador
No celular, os navegadores são atualizados juntamente com os demais aplicativos instalados.
No computador, cada software possui um mecanismo próprio para instalar atualizações, mas os navegadores, em específico, têm padronizado o método de atualização.
Os navegadores verificam e instalam uma atualização quando você abre a tela de “Sobre o navegador”.
No Firefox, essa janela fica em “menu três barras” > “Ajuda” > “Sobre o Firefox”.
No Chrome, é “menu três pontos” > “Ajuda” > “Sobre o Google Chrome”.
Como você pôde ver, os passos são muito semelhantes.
Uma dica para atualizar vários programas
Embora os navegadores tenham recursos de atualização automática e todos os apps possam ser atualizados pela loja no celular, nem todos os programas têm recursos de atualização automática tão robustos. Pode ser bem chato instalar a atualização de cada um separadamente.
Um serviço que pode facilitar sua vida é o Ninite.
É bem simples de usar: você seleciona todos os programas que têm em seu computador (o VLC e o Zoom são bons exemplos de programas populares que estão na lista do Ninite) e depois clica em “Get Your Ninite”.
O site vai oferecer o download de um arquivo. Após baixá-lo e executá-lo, todos os programas marcados serão atualizados (ou instalados, caso ainda não estejam em seu computador).
Você pode guardar esse arquivo para o futuro e executá-lo para atualizar todos os programas que você escolheu de uma só vez.
Embora os navegadores e os antivírus façam parte da lista do Ninite, você não deve usar esse programa para atualizá-los.
Já outros programas – como o 7-Zip, que é ótimo para abrir arquivos compactados – nem sequer possuem um mecanismo de atualização automática. O Ninite facilita muito a manutenção desses programas.
Sempre que possível, utilize a Microsoft Store para baixar aplicativos. Ela, assim como as lojas no celular, pode manter seus programas atualizados – o que é sempre uma vantagem.
Fonte: Tecnologia