Serviço de armazenamento em nuvem oferece 5 GB de espaço na versão grátis e conta com diferentes planos pagos; confira.
O OneDrive é um serviço de armazenamento em nuvem desenvolvido pela Microsoft. Além de guardar fotos e arquivos, a plataforma permite compartilhar projetos com outros usuários e conta com recursos extras, que variam de acordo com o plano assinado pelo usuário. O pacote gratuito e o plano de 100 GB oferecem apenas direito ao armazenamento online. As versões pagas, como o OneDrive for Business, contam com aplicativos do Microsoft Office 365 e outros softwares.
O serviço não exige instalação, mas existem versões disponíveis para download em sistemas operacionais como Windows, macOS, Android e iOS. Em 2022, porém, versões antigas do Windows perderão suporte ao recurso. Nas próximas linhas, saiba como funciona o Microsoft OneDrive, suas funcionalidades e planos e preços.
O que é e como funciona o OneDrive
O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem que integra o Microsoft 365. Portanto, quem possui o pacote de escritório conta com 1TB de espaço disponível para guardar arquivos de todos os tipos — considerando uma média de 2MB por imagem, o armazenamento suporta até 500 mil fotos. Além disso, também existe a possibilidade de assinar de forma avulsa, modalidade na qual os usuários têm acesso a 100GB.
Vale lembrar que o recurso também pode ser usado gratuitamente, bastando entrar com uma conta Microsoft. O login pode ser criado usando um endereço de e-mail existente ou a partir de uma nova conta, com endereços Outlook ou Hotmail. Nesse caso, o espaço para guardar arquivos é de 5 GB.
Recursos
O OneDrive tem muitos recursos, que variam conforme o plano contratado. Um dos destaques é o cofre pessoal, presente na versão gratuita do serviço — o pacote Basic. A função consiste em uma pasta protegida por senha, o que possibilita armazenar arquivos confidenciais ou informações sensíveis.
O pacote Basic também permite criar arquivos de texto sem formatação (txt) e documentos do Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Microsoft Forms, mas na versão grátis do Office Online. O modo gratuito inclui recursos de edição de imagem, compartilhamento de arquivos e pastas com terceiros e gerenciamento das capacidades de edição pelas pessoas que têm acesso ao documento.
Uma funcionalidade presente em todos os planos é a digitalização de documentos. No app móvel, disponível em celulares Android e iPhone (iOS), o usuário pode usar a câmera do celular para digitalizar contratos, recibos, documentos pessoais e quaisquer outros papéis importantes, transformando-os em PDF. O aplicativo ainda permite assinar os arquivos e armazená-los no cofre pessoal, mantendo-os ao mesmo tempo seguros e disponíveis online.
As versões pagas vinculadas ao Microsoft 365 trazem funcionalidades extras, como a possibilidade de proteger com senha e definir uma data de expiração para links compartilhados. Os assinantes também conseguem recuperar todo o conteúdo excluído sem querer em até 30 dias e recuperar arquivos corrompidos por ransomware.
Vale ressaltar que o serviço também faz backup automático das pastas e arquivos do computador. Com isso, o usuário pode acessar os conteúdos do PC através da versão web e dos dispositivos móveis.
Plataformas disponíveis
O OneDrive pode ser usado na web em qualquer dispositivo, tanto em PCs quanto em celulares. A Microsoft disponibiliza aplicativos para baixar no Windows e macOS — não há versão nativa para Linux —, e para dispositivos móveis rodando Android e iOS.
Fonte: Techtudo