Ter diversos profissionais sob seu comando é a realidade de muitos líderes e gestores de grandes e pequenas empresas. Mas gerenciar pessoas com ideias e formas diferentes de trabalhar pode ser um grande desafio.
Líderes sabem dar feedback e ajudam funcionários a melhorar sua atuação. Empresa faz avaliação de gerentes a cada seis meses.
Segundo artigo publicado no World Economic Forum, até mesmo o gigante da internet Google sofreu para ter bons gestores em seu quadro de funcionários. Em 2001, Larry Page, CEO da empresa, demitiu todos os seus gestores. Ele queria se livrar da burocracia corporativa, mas teve contratar novos gerentes depois de algum tempo.
Em 2008, ainda existia uma distância entre muitos engenheiros e seus gestores e foi quando Laszlo Bock, Chefe de RH da Google, escreveu seu livro “Regras de trabalho I”. Uma equipe foi designada para acabar com essa distância e no processo, eles acabaram descobrindo o que faz um grande gerente.
Saber como os funcionários se sentiam sobre os seus gestores foi a forma que o Google encontrou para melhor a sua gestão de pessoas. Uma pesquisa semestral é utilizada para que os colaboradores possam avaliar, anonimamente, seus gestores. O plano é chamado de ‘Projeto Oxigênio‘.
Em seguida, cada gerente recebe um relatório com o percentual de respostas favoráveis, medidas contra o seu último relatório e a média global. Eles são incentivados a compartilhar os resultados com sua equipe para fomentar uma discussão sobre como gerir melhor.
Veja abaixo os 9 melhores hábitos dos gestores da Google:
Segundo Bock em seu livro, as pesquisas têm resultado em melhores gestores. A pontuação global média de gestores em todo o Google subiu de 83% em 2010 para 88% em 2012, e entre os administradores subiu de 70% para 77%.
Fonte: RH Portal