Empresas de pequeno porte demonstram um interesse maior em soluções que ajudam a economizar tempo e são mais ágeis na adoção delas
Engana-se quem ainda pensa que tecnologias inovadoras, como a Inteligência Artificial, são mais adotadas por grandes corporações. Nos últimos anos, as pequenas e médias empresas também começaram a usufruir das funcionalidades e vantagens que a IA pode oferecer no aperfeiçoamento de processos de trabalho. No recente relatório lançado pela Pipedrive sobre o mercado de Vendas e Marketing, vemos que 42% dos funcionários de pequenas empresas (com 10 funcionários ou menos) usam IA, enquanto apenas 37% utilizam IA em empresas médias (11-100 funcionários) e 23% dos colaboradores usam a tecnologia nas grandes empresas (mais de 100 funcionários).
O percentual pode ser surpreendente para aqueles que observam o setor de longe, mas quem já trabalhou ou é responsável por uma empresa pequena, sabe que o volume de trabalho é bastante significativo e que se desempenham muitas funções diferentes diariamente. Assim, recursos que podem facilitar a rotina e a demanda são muito valorizados, tanto que 73% dos entrevistados para a pesquisa disseram que estão satisfeitos ou muito satisfeitos com as ferramentas e tecnologias que têm à disposição para realizar suas tarefas diárias. As empresas maiores, aparentemente, precisam de mais tempo para aderir e fazer o onboarding de novas ferramentas.
As soluções de IA já são tão populares quanto as de automação de e-mails, que estão no mercado há muito mais tempo. Isso é resultado do fácil acesso à Inteligência Artificial, que hoje já está disponível em plataformas de CRM que são utilizadas diariamente nas pequenas e médias empresas. Essa concentração de instrumentos em uma única aplicação também contribui para o aumento do uso da IA na rotina de trabalho.
A IA permite que as empresas consigam entender melhor as necessidades do cliente e, assim, personalizar a experiência dele, tomando decisões baseadas em dados. E, além de melhorar a eficiência operacional, a automação de processos contribui para a diminuição de horas extras, proporcionando maior qualidade de vida. Nesse contexto, ainda conforme o relatório, os entrevistados que usam ferramentas de automação em seu trabalho e têm um software de CRM à disposição normalmente se sentem mais felizes.
Quando começaram as discussões sobre como a IA afetaria os empregos, existia um receio de que as pessoas fossem totalmente substituídas pela tecnologia, felizmente, não é o que acontece hoje. A relação entre os profissionais e a IA é incrível. Sem um humano para dar os comandos certos, a Inteligência Artificial não seria tão eficiente. Hoje essa possível substituição é pouco preocupante: apenas 8% dos entrevistados temem que a IA possa substituir integrantes de suas equipes.
Apesar do forte potencial das tecnologias, a sociedade ainda é moldada pela construção e manutenção de relacionamentos humanos, e o mundo corporativo exige outras habilidades sociais e técnicas. A capacidade de se conectar, compreender e responder às necessidades específicas dos clientes continua sendo crucial para o sucesso dos negócios. As pequenas empresas não tiveram medo de incorporar a IA em sua rotina e agora estão colhendo bons frutos.
Fonte: Administradores