Até 2016 era comum ver estratégias de SEO para Inbound Marketing com foco em palavras-chave de alto volume. De lá para cá, o Google mudou. E muito além do Google, o comportamento do usuário também mudou bastante.
Ah, mas, qual o problema em basear uma estratégia em keywords de alto volume e buscar o melhor ranking? A primeira posição realmente irá te trazer os melhores resultados, porém, você deve driblar algumas armadilhas.
Bom, vamos começar pela estratégia de palavras-chave.
Estratégia de Keywords
Não há como falar de SEO e não falar das famosas keywords ou palavras-chave. Definir e saber os melhores termos para o seu negócio é fundamental para atingir o seu público-alvo.
Pode ser bem tentador olhar apenas para esses termos, aqueles que chegam a “brilhar” no alto do pódio da SERP do Google.
Resistir a uma tática que valoriza somente head tails poderá evitar o que chamo de “platô de SEO”.
O platô de SEO
Confira abaixo o que pode levar ao estado estacionário do seu tráfego orgânico ou as práticas que você deve evitar na sua estratégia de SEO:
O Google nunca disse que atribuía rankings melhores a textos com x tamanho ou x quantidade de palavras, fica a dica.
Listei acima 6 fatores, porém há muitos outros. Estar nas primeiras posições com certeza é importante e para SEO, a primeira página é o que sustenta a sua estratégia.
“Ah, mas agora você está sendo incoerente”, você pode ter pensado. Bom, deixa eu me explicar. A diferença está em como encaramos o planejamento, veja abaixo o que eu chamo SEO baseado em boas práticas.
O outro lado do ranking
Novamente, listei alguns dos fatores, dentre de tantos que vão se adaptando a cada nicho e site. Fica clara a diferença entre ter ranking como consequência ao invés de objetivo.
Se você pensa nos robôs irá construir algo sem perenidade e inconsistente, se você pensa nos humanos, criará algo sólido.
Estar na primeira posição continua sendo super importante e uma das principais métricas dentro de uma estratégia de SEO, porém, alcançar o topo da SERP, só será possível com um conteúdo de qualidade e bem estruturado. Foco no usuário, sempre!
Na YoastCon 2019, alguns dos grandes nomes do mundo do SEO deixaram isso bem claro.
Se você não consegue fazer o seu tráfego orgânico crescer ou se não quer cair no platô, atenção para algumas dicas dadas no SEO Mythbusting 101 do Google Webmasters.
As 3 dicas do Martin Splitt (Analista de Tendência Webmaster, Google) foram:
Fonte: Resultados Digitais
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