Você já imaginou uma empresa sem padronização, sem definições de políticas de qualidade, sem auditorias, sem análise crítica, sem implementação de ações corretivas e preventivas? Pois é, fica quase impossível acreditar que essa empresa está conseguindo entregar suas metas, e o principal, garantindo a satisfação de seus clientes🫤
A ausência da implementação da norma ISO 9001 nas empresas pode gerar uma série de problemas que afetam diretamente seu desempenho. Sem um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) estruturado, as organizações enfrentam desafios como a falta de organização e padronização dos processos, resultando em inconsistências na entrega de produtos e serviços.
Essa variabilidade pode levar à insatisfação dos clientes e à perda de confiança, prejudicando o desempenho e a reputação da empresa. Ademais, a ineficiência na identificação e resolução de não conformidades compromete a melhoria contínua, aumentando custos operacionais devido ao retrabalho e desperdícios.
Além disso, a falta de uma abordagem com eficácia e eficiência na gestão de riscos, por exemplo, impede que a empresa se adapte proativamente às mudanças, colocando em risco sua produtividade. Também vale ressaltar que isso se torna uma desvantagem frente à concorrência que adota práticas de qualidade reconhecidas mundialmente.
Por isso, no artigo de hoje vamos falar um pouco sobre por que implementar a ISO 9001 na sua empresa e quais são os benefícios dessa norma! Vamos lá?
O que é ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade — Requisitos
A ISO 9001 é uma norma que especifica requisitos para criar um Sistema de Gestão da Qualidade. Ela é uma certificação que não apenas garante a melhoria contínua dos processos e a satisfação do cliente, como também visa garantir uma estrutura de gestão que promove eficiência operacional e uma vantagem competitiva com mais qualificação e credibilidade perante o mercado.
Seu principal objetivo é buscar informações sobre quais são as necessidades do cliente, ajudando a entender e, principalmente, superar as suas expectativas. Assim, aumentando a eficiência e qualidade consistente dos produtos ou serviços que necessitam ser entregues. Além de que, ela pode ser adotada e implementada por qualquer organização, independentemente do tamanho ou setor.
Por não se tratar de uma norma mandatória (obrigatória perante a lei), muitas organizações acabam deixando-a de lado, mas, de certa forma, acabam também deixando de lado a grande importância de uma certificação capaz de transformar e impulsionar o sucesso de suas empresas.
ISO 9001:2015 e suas versões (revisões)
A ISO 9001 foi criada pela Organização Internacional para Padronização (ISO) e a sua primeira edição foi publicada em 1987. Sendo revisada por várias vezes futuramente para garantir mudanças e melhorias, na prática de Gestão da Qualidade, bem como sua adequação às necessidades do mercado (em constante mudança). A revisão mais recente foi em 2015 e corresponde à atual versão do padrão.
A revisão de 2015 trouxe várias mudanças importantes para a norma, focadas em torná-la ainda mais relevante para os desafios das organizações e melhorar a eficiência dos SGQ´s. Essa revisão adotou uma estrutura de alto nível (o famoso anexo SL) e assegurou melhor alinhamento com as estratégias de negócios, flexibilidade documental, abordagem proativa para a gestão de riscos, maior envolvimento da liderança e uma melhoria da comunicação e conscientização. Além de muitos outros fatores.
Atualmente, a norma está em processo de revisão e você pode conferir as novidades no nosso artigo sobre esse tema. A previsão de publicação da nova versão é para o final de 2025, talvez início de 2026.
Benefícios de implementar a ISO 9001 na sua empresa
A implementação da ISO 9001 oferece uma série de benefícios significativos para as empresas. Esta norma fornece uma estrutura mais robusta para a gestão da qualidade, ajudando as organizações a melhorarem continuamente seus processos e aumentar a satisfação dos seus clientes. Não é possível listar TODAS as vantagens, tamanha abrangência da norma, mas aqui estão os principais e mais comuns:
Por isso, vale ressaltar a importância de uma certificação de qualificação. A ISO 9001, além de estabelecer e ajuda a organizar todos esses benefícios citados, seu principal requisito é garantir a entrega de produtos e serviços com qualidade, garantindo uma imensa satisfação para os clientes.
Fonte: 8Quali