A primeira coisa que devemos ter em mente em relação a um site, é que ele é uma extensão da empresa, tão importante quanto a sede física, e não é exagero afirmar que em alguns casos até mais importante.
Diariamente usamos inúmeros serviços de empresas e muitas delas sem que nunca tenhamos ido fisicamente até lá, em outros casos vamos muito pouco, alguns exemplos são:
Telefonia, tv por assinatura, internet, água, luz, bancos e muitas outras. Se você precisa de algo dessas empresas, provavelmente você conseguiria fazer tudo pelo site delas, mesmo tendo a opção de usar o telefone.
Isso nos mostra o quão importante são os sites para a operação dessas empresas.
Partindo dessa premissa, será que as empresas tratam seus sites como uma real extensão delas mesmas? Sua empresa pode considerar que o site é sua extensão quando:
1- Seu cliente percebe que em vez de ligar para você, ele pode acessar seu site para saber a informação que precisa, a qualquer hora e de qualquer dispositivo, seja computador ou smartphone. Já imaginou quanto tempo isso iria economizar de seus colaboradores?
2- No momento em que você está fechando um contrato com um cliente e o aceite deste contrato pode ser feito on-line, como diversas outras empresas praticam conosco.
3- Quando um potencial cliente lê um depoimento daquele outro cliente fidelizado e decide que vai escolher trabalhar com a sua empresa.
4- Quando a sua empresa quer oferecer para seus clientes algum curso, palestra ou treinamento e as inscrições podem ser feitas pelo site.
5- Ao demonstrar que os parceiros da sua empresa são igualmente idôneos, certificando sua reputação.
6- Ao receber um pedido de orçamento de prestação de serviço, sabendo que o cliente recebeu todas as informações necessárias automaticamente no momento em que pediu o orçamento.
7- Em diversos momentos em que sua empresa precisa comunicar e destacar coisas importantes e a principal área do site está fazendo o destaque que leva o visitante para uma página específica sobre o assunto abordado. Mesmo que a comunicação feita seja feita para captar novos clientes.
8- Se sua empresa precisa captar currículos e existe uma área no site que pode ser habilitada e desabilitada conforme a necessidade e os currículos podem ser recebidos em um email ou acessados on-line.
Todas essas são maneiras em que um site se torna uma extensão de uma empresa contábil. Podem existir muitas outras só depende de como a empresa decide gerir esse recurso.
Fonte: Jornal Contábil