O que é competência ou o que é ser competente? Dizem que uma pessoa tem competência ou é competente quando ela possui conhecimento e desempenha bem as suas tarefas. Todo profissional almeja ser competente porque, ao contrário, seria dizer que ele é incompetente.
Entretanto, uma avaliação de competências não deve servir para rebaixar ou rotular as pessoas. Longe de ser uma decisão final, a avaliação de competências é, antes de tudo, um processo para avaliar, acompanhar e desenvolver as pessoas da organização.
Entre as competências, existem aquelas que são individuais, ligadas às capacidades humanas, e as organizacionais, compostas pela cultura e valores da empresa, essas se complementam e sofrem influências uma sobre a outra.
Competências individuais
As capacidades humanas são múltiplas e infinitas. Dentro das organizações há uma tendência a classificar aquelas consideradas como fundamentais para o desempenho das atividades profissionais. Afonso Fleury e Maria Tereza Fleury, ambos da Universidade de São Paulo (USP), destacam pelo menos sete competências fundamentais exigidas dos profissionais nas organizações, são elas:
Essas competências precisam ser consideradas na avaliação de competências. O profissional deve mobilizar recursos para realizar as atividades e agir para cumprir com os objetivos. Além disso, precisa saber escolher as informações úteis e transforma-las em aprendizado, assumindo responsabilidades com comprometimento.
Competências organizacionais
As competências organizacionais resultam da vocação que a empresa criou desde sua fundação, a cultura construída e os valores propagados. Competências organizacionais são entendidas como um conjunto de qualidades e características que a empresa possui e utiliza para cumprir a sua missão, suas metas e alcançar seus objetivos.
As competências organizacionais surgem a partir dos recursos físicos, financeiros, intangíveis, organizacionais e humanos da empresa, enquanto esses mesmos recursos estão sendo utilizados na produção dos produtos e serviços.
Philippe Zarifian divide as competências organizacionais em quatro grupos:
As competências individuais precisam estar de acordo com as organizacionais para serem analisadas em uma avaliação de competências.
Mapeamento de competências
O mapeamento de competências é utilizado para realizar um levantamento das competências técnicas e comportamentais necessárias para a execução do trabalho em cada cargo ocupado na empresa. As competências, como visto nos itens anteriores, precisam ser consideradas globalmente, competências organizacionais, e particularmente, competências individuais.
Essas podem ser mapeadas por meio de observações, listas e até questionários aplicados com os colaboradores para que eles apontem quais são as competências necessárias para desempenhar os seus cargos.
O mapeamento das competências cria um filtro, auxiliando a gestão de recursos humanos a gerir o conhecimento e reter talentos. Sendo assim, as competências humanas sustentam as competências organizacionais e o bom desempenho da organização.
Avaliação de competências
A avaliação de competências verifica como o indivíduo desempenha as suas funções, buscando observar o grau de ajuste entre o que ele entrega no trabalho e as competências requeridas pela empresa. O processo é utilizado para revelar quais competências estão em nível melhor ou pior de desenvolvimento e detectar que tipo de estratégia de desenvolvimento deve ser implantada na empresa.
A avaliação de competências tende a ser um processo subjetivo onde a percepção de quem avalia conta muito. A avaliação 360º pode ser utilizada nesse caso para uma visão mais completa sobre o desempenho do avaliado. Cada avaliador define uma nota para cada competência utilizando uma escala de um a quatro, por exemplo.
As competências poderão se apresentar como:
Essas sempre variam de acordo com o cargo da pessoa que está sendo avaliada.
A avaliação de competências é importante para a organização e não deve ser ignorada. É necessário saber, por exemplo, se o gerente comercial é proativo e se tem capacidade de lidar com o cliente porque isso faz parte do trabalho dele. Nenhuma pessoa será plenamente desenvolvida em todos os itens, mas é importante saber no que é preciso melhorar para assim direcionar os treinamentos da empresa e ajudar no desenvolvimento do profissional.
Uma organização é um sistema dinâmico com características próprias que serve a um propósito de existência. Sendo assim, a empresa serve ao seu público, o satisfaz e agrega valores por meio dos produtos e serviços que ela oferece. O fato de desenvolver competências gera retorno econômico para a empresa e valor social para o indivíduo.
Fonte: Blog RH
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