Com um mercado dinâmico e concorrência acirrada, a busca pela excelência é fundamental. Nesse sentido, a adoção dos princípios de gestão da qualidade nas empresas não só assegura conformidade com normas e regulamentos, mas também estimula a inovação e o sucesso nos negócios.
Vamos explorar como fazer a mudança “da conformidade ao desempenho” pode fazer toda a diferença para empresas que querem crescer.
Qual o Papel da Gestão da Qualidade?
Vamos começar do básico, o conceito de Qualidade. A Norma ISO 9000:2015, item 2.2.1 traz o seguinte:
Podemos dizer que a gestão da qualidade na empresa desempenha um papel fundamental na garantia da excelência operacional e na criação de valor para todas as partes interessadas. Além disso, ela visa otimizar processos, reduzir desperdícios, melhorar a satisfação do cliente e aumentar a eficiência e eficácia das operações.
Além disso, proporciona uma base sólida para a inovação, permitindo que as empresas identifiquem oportunidades de melhoria e implementem mudanças de forma estruturada e sustentável.
Quais são os princípios de gestão da qualidade
Os princípios de gestão da qualidade são diretrizes fundamentais que orientam as práticas de gestão em busca da excelência operacional e do alcance dos objetivos organizacionais.
Os sete princípios de gestão da qualidade, conforme definidos pela ISO 9000:2015, são:
Foco no Cliente
As organizações devem compreender as necessidades atuais e futuras dos clientes, atendendo às suas expectativas e buscando excedê-las sempre que possível.
Liderança
Líderes devem criar um ambiente no qual as pessoas possam contribuir com todo o seu potencial. Portanto devem estabelecer uma visão clara, e definir objetivos e diretrizes para a organização.
Engajamento das Pessoas
As pessoas em todos os níveis da organização são essenciais para o seu sucesso. Promover o engajamento, capacitação e desenvolvimento das pessoas é fundamental para alcançar os objetivos da qualidade.
Abordagem de Processos
As atividades e os recursos de uma organização devem ser gerenciados como um sistema integrado de processos, com o objetivo de alcançar resultados consistentes e previsíveis.
Melhoria
Esse é um princípio fundamental da gestão da qualidade, envolvendo:
Os princípios da qualidade fornecem uma base sólida para a transição “da conformidade ao desempenho”. Eles promovem uma cultura de excelência, incentivam a melhoria contínua, e direcionam o foco para as necessidades dos clientes, engajamento das pessoas, abordagem de processos, tomada de decisão baseada em evidências, gestão de relacionamento e liderança eficaz.
Tomada de Decisão com base em evidências
Decisões devem ser baseadas em análise de dados e informações relevantes, buscando garantir a eficácia e a eficiência das atividades da organização.
Gestão de Relacionamento
As organizações dependem dos seus fornecedores para fornecer recursos, materiais e informações necessários para o seu funcionamento. Estabelecer relacionamentos colaborativos e de longo prazo com fornecedores contribui para o sucesso mútuo e aprimora a capacidade de atender às necessidades dos clientes.
Estes princípios são considerados como a base para o desenvolvimento e implementação de um sistema de gestão da qualidade eficaz em qualquer organização.
Mas o que “da conformidade ao desempenho” tem a ver com os princípios de gestão da qualidade?
Essa transição destaca a evolução da gestão da qualidade de uma abordagem focada apenas na conformidade com requisitos mínimos para uma mentalidade orientada para o desempenho e a excelência.
Ao adotar essa abordagem, as organizações podem não apenas atender aos requisitos normativos, mas também buscar constantemente aprimoramentos e inovações que as posicionem como líderes de mercado.
Comprometer-se com a excelência e buscar melhorias constantes são essenciais para fazer essa mudança.
Os benefícios para a organização incluem: maior satisfação do cliente, eficiência operacional e vantagem competitiva.
Invista na Qualidade e Promova a Inovação!
Ao adotar os princípios de gestão da qualidade e fazer a mudança “da conformidade ao desempenho”, as empresas garantem sua sobrevivência a longo prazo. Por isso, é hora de apostar na qualidade e estimular a criatividade em todos os aspectos da empresa.
Fonte: Blog da Qualidade