O maior desafio dos líderes no engajamento e desenvolvimento dos seus times é proporcionar um ambiente no qual eles possam aprender. Para isso, é preciso tratar todos de forma única e respeitar essa individualidade. Sabe aquele momento que você precisa passar algum conhecimento e percebe que alguns entendem no primeiro minuto? E outros, por mais que você se esforce não conseguem assimilar? Quem nunca!
Na maior parte das vezes, nossa primeira reação é o julgamento, tanto da capacidade do colaborador quanto da qualidade do conteúdo que preparamos.
Já parou para pensar: Você prefere aprender vendo vídeos no Youtube? Prefere escrever repetidamente e ler em voz alta? Ouvir Podcast? Todos nós, mesmo que não percebemos, temos um método que facilita a nossa experiência de aprendizado.
Existem vários estudos relacionados a métodos de aprendizagem e como podemos utilizá-los. Entretanto, aqui vou falar sobre a abordagem da Programação Neurolinguística.
Sistemas representacionais: visual, auditivo e cinestésico
Na abordagem da Programação Neurolinguística, o termo “sistema representacional” é usado para demonstrar a maneira pela qual usamos nossos sentidos para processar e representar informações, ou seja, aprender. Podem ser entendidos como sensores da realidade.
Tradicionalmente, os sistemas representacionais são 3: visual, auditivo e cinestésico.
Visuais
São pessoas que têm maior facilidade em assimilar conhecimento através de imagens. Adoram gráficos e textos em mãos. Organizados, grifam os materiais com diversas cores e adoram ver vídeos.
Auditivos
Funcionam bem com, por exemplo, exposição por meio de palestras e seminários. Outros recursos como áudios e Podcasts ajudam muito. Importante que não haja ruídos nestes momentos pois isso pode atrapalhar o aprendizado dos auditivos.
Cinestésicos
Seu aprendizado é baseado em experiências práticas, algo bem presente é o tato, executar, construir algo, montar e desmontar, aquele famoso “aprender fazendo”. Nem pensar em ficar resolvendo exercícios ou lendo por horas, isso para eles não funciona.
Por que é importante saber sobre melhores formas de aprender?
Aprender é uma prática que fazemos durante a vida toda. Seja em um novo desafio no trabalho, na faculdade e até para sermos pessoas melhores, estamos em constante desenvolvimento.
O método representacional, nos ajuda a tornar esses momentos mais prazerosos e facilita a nossa jornada na busca de novos conhecimentos. Outro ganho é que economiza tempo e foca nossos esforços em formas de aprender que a absorção será maior.
Todos nós, até pela forma que fomos ensinados desde criança, utilizamos pelo menos um pouco de cada um destes métodos. Porém a descoberta de qual facilita mais sua experiência de aprendizado pode orientar no foco e organização das ações.
Como aplicar na minha equipe e ajudá-los a aprender mais?
Um dos papéis fundamentais do líder é estar atento ao desenvolvimento de seu time. Portanto, conhecer as pessoas e como elas aprendem é fundamental, tanto para direção do trabalho quanto na construção de uma relação de confiança.
O líder deve proporcionar momentos que as pessoas explorem diversas formas de aprendizado, abrangendo, se não toda, a maior parte da equipe possível. A maneira inteligente de fazer isso é direcionando os conteúdos de acordo com o perfil e individualidade de cada um.
“Mas isso não dá muito trabalho!?”
É claro que o planejamento das ações demandará mais tempo. Entretanto, esse tempo pode ser recuperado na efetividade das ações, que serão mais direcionadas e assertivas. Para você que tem objetivo de ter uma equipe realmente qualificada, este é um ponto importante ter na atenção. Assim, você trará muito aprendizado na sua jornada como líder.
Fonte: Blog da qualidade
Imagem: Projetado peloFreepik