Please enable JS

Blog

Reino Unido tornará ilegal usar senhas como ‘12345’ em dispositivos; entenda

3 de maio de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Com objetivo de proteger os consumidores, a região introduziu uma lei que regulamenta novos padrões mínimos de segurança para os fabricantes de dispositivos IoT

Senhas com padrões considerados fracos ou pouco seguros, como “12345” ou “admin”, não serão mais admitidas em dispositivos inteligentes do Reino Unido. A região introduziu recentemente uma lei que regulamenta novos padrões mínimos de segurança para os fabricantes de tecnologia, com o objetivo de proteger os consumidores. O novo pacote de medidas exige que mesmo a menor placa Wi-Fi passe a ter uma senha aleatória, ou que pelo menos gere uma na inicialização do usuário.

Com a nova regulamentação, os países que compõem o Reino Unido são os primeiros a banir padrões com baixo nível de segurança de produtos IoT. A Lei ainda prevê que as fabricantes que infringirem as novas regras deverão ser multadas em valores que pode chegar até US$ 12,53 milhões, o equivalente a cerca de R$ 64 milhões, ou 4% de sua receita global — o que for maior.

Na prática, fabricantes de produtos IoT passam a ser obrigados a proteger seus dispositivos ligados à internet contra ataques de cibercriminosos. Inclusive, a partir desta medida, as fabricantes não podem fornecer senhas óbvias como padrão aos usuários, além de recomendar que qualquer bug seja reportado.

No restante do mundo, senhas pré-definidas como “admin”, “password” e “12345” ainda são frequentemente usadas como padrão inicial em roteadores, e até mesmo em dispositivos de segurança doméstica, como campainhas de vídeo e alarmes. Por serem de conhecimento público, e de fácil dedução, estes padrões podem ser facilmente usados por hackers para o roubo de dados, ou até na implantação de vírus.

Cuidados na hora de criar sua senha

Enquanto não há nenhuma lei do tipo prevista para entrar em vigor no Brasil, é importante que o usuário troque todas as senhas pré-definidas de seus dispositivos inteligentes. Vale dizer que, em diversos casos, estes padrões são os mesmos em todos os produtos fabricados por uma empresa, algo que torna ainda mais fácil a dedução da senha. Por exemplo, caso duas pessoas que não se conhecem compram o mesmo roteador, as palavras-chave serão iguais caso não haja esta alteração.

Por isso, é recomendável que sejam evitados padrões óbvios, como sequências numéricas ou de letras, nomes ou datas de nascimento, para proteger a integridade e a privacidade da sua rede. No lugar disso, utilize palavras específicas que só você ou sua família sabem, e que não fariam sentido para terceiros.

Outra sugestão para aumentar a segurança é utilizar caracteres diversos em sua senha. Além de letras, o ideal é fazer uma mistura de números com sinais. Por fim, não repita o mesmo padrão em diferentes produtos IoT, já que, caso alguém consiga invadir um dos dispositivos inteligentes, as chances de invadir todos os outros pode ser menor.

Fonte: Tech Tudo

Posts relacionados

Empresa brasileira desenvolve monóculo capaz de captar o calor emitido pelo corpo

11 de novembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Conheça os golpes mais comuns no Simples Nacional e como combatê-los

11 de novembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

5 formas de usar a tecnologia ao seu favor no trabalho

7 de novembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Meta desenvolve mecanismo de busca alimentado por IA

5 de novembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Maps é turbinado por IA e fica mais esperto; veja o que muda

1 de novembro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

IA da Meta: WhatsApp vai usar seus dados para treinar chat?

30 de outubro de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc