Organizações que incluem a responsabilidade social em suas ações garantem maiores lucros no mercado e benefícios a comunidade.
Não é novidade que o consumidor está mais consciente e prestando atenção em temas da agenda social, como sustentabilidade, diversidade e mobilidade urbana, entre outros.
Também não é segredo que muitas marcas começaram a surfar essa onda, trazendo em seus discursos bandeiras como estas.
Quando uma empresa adota procedimentos para reduzir o seu impacto na comunidade, fazendo isso não por obrigação, mas para tornar melhor a vida das pessoas, ela está sendo socialmente responsável.
Por isso, tendo a responsabilidade social como um dos princípios básicos do nosso negócio, no artigo de hoje nós vamos entender como ela pode trazer benefícios para a empresa e a sociedade em que está inserida.
Propósito social e a reputação da empresa
É fato que qualquer empresa que pretenda se manter em alta no mercado deve buscar um propósito social e lucro para atender aos anseios de seus acionistas e da sociedade onde atua.
Em um mundo onde se vive uma crise ética e de valores e um aumento considerável de desigualdade social, a empresa que atua com propósito social e de valores transforma a vida de pessoas e causam um impacto positivo na sociedade. Como consequência disso a empresa gera lucro e se destaca entre as empresas favoritas dos consumidores atuais.
O novo ecossistema que surge, o ecossistema de projetos ou negócios de impacto social, atua de forma articulada com as empresas privadas, as organizações da sociedade civil, as pessoas e as organizações governamentais.
As conexões que estão se formando, as trocas de experiência e o diálogo entre empresas e comunidades são fundamentais para a quebra de paradigma nas soluções possíveis e viáveis no caminho da diminuição da desigualdade social e para o desenvolvimento econômico e sustentável no mundo.
Benefícios do propósito social
O propósito de uma empresa tem que estar em seu DNA.
É obrigação de todo empreendedor ajudar a repensar a sociedade e até mesmo seu papel como indústria e oferecer ferramentas de transformação.
Percebe-se que, no mercado de trabalho, empresas com propósito social bem definido são mais eficazes em atrair os melhores talentos, em motivar seus funcionários e em retê-los na companhia.
Uma empresa cidadã é aquela que tem suas ações voltadas para a sociedade. Seus líderes compreendem que seu propósito maior é servir e não se apegam à antiga ideia de que precisam ser servidos.
Os benefícios obtidos pela empresa socialmente responsável são incalculáveis, entretanto, cabe destacar alguns, tais como:
Percebe-se que os benefícios são muitos e favorecem as empresas em múltiplos fatores. Além disso, incorporar um propósito social traz aos colaboradores ainda mais senso de pertencimento à empresa, visto que eles se sentirão parte de algo maior, gerando significado para as atividades que realizam.
Fonte: Metlife