Apple e Xiaomi já foram alvo de queixa similar.
A Samsung anunciou que vai parar de exibir anúncios em apps nativos dos celulares Galaxy. Os primeiros a receber a atualização, prevista para o último semestre, serão Samsung Pay, Galaxy Themes e o software de Clima. A empresa sul-coreana ainda não divulgou data específica e quais aplicativos além dos mencionados vão ser contemplados com a decisão.
A notícia foi veiculada primeiro pelo site sul-coreano Maeil Business News e confirmada pelo The Verge, que recebeu nota da própria Samsung. De acordo com o texto, esses três apps foram escolhidos baseados na opinião dos próprios usuários.
“Nossa prioridade é oferecer experiências móveis inovadoras para nossos consumidores com base em suas necessidades e desejos”, disse a Samsung num comunicado. Por outro lado, como lembrou o site especializado 9to5Google, ainda há uma enorme lista de aplicativos da própria Samsung que possuem essas chamadas intrusivas, como o Samsung Health, por exemplo.
A decisão faz parte de uma atualização exclusiva da interface One UI. A empresa não informou se o update chegará em todas as versões vigentes.
Com este movimento, a Samsung parece querer se destacar em um mercado concorrido, onde outras gigantes da tecnologia também embutem espaço para propaganda nos aplicativos que vão instalados de fábrica junto com os aparelhos. É o caso da Xiaomi, que empurra propagandas aos seus usuários desde pelo menos 2018. Há ofertas da marca até no painel de configurações do smartphone.
No final de 2020, a Apple adotou essa prática e foi alvo de muitas críticas. Entretanto, ao contrário de suas maiores adversárias, a empresa da maçã só mostra propaganda de seus próprios serviços, em anúncios considerados mais discretos.
Com informações de The Verge e 9to5Google
Fonte: Techtudo