Todo ano, vários portais de pesquisas do mundo dos negócios disponibilizam análises nas quais é possível observar nomes de grandes empresas como referência de onde os entrevistados gostariam de trabalhar, sendo reconhecidas por eles como as melhores. Um dos pontos chave desses estudos conta com a satisfação do público interno, que passa a fazer “propaganda gratuita” de tal instituição. Dá para se notar por aí, o tamanho da importância da relação entre empresa e seus profissionais. Afinal, um colaborador insatisfeito, transmite por suas falas, ações e posicionamentos, o quão descontente está com a política de relacionamento da organização.
Por isso, o termo “qualidade de vida dos funcionários” têm sido cada vez mais implementando na rotina de grandes empresas, porque reconheceram que a imagem interna, muitas das vezes, reverbera as iniciativas externas, e que manter um bom clima organizacional, é essencial para atingir objetivos maiores.
Desta forma, diversas formas de validação desse pensamento, atreladas às práticas e cultura institucional, como algumas ferramentas de pesquisa, têm sido aplicadas para reconhecer os pontos negativos da relação empresa e colaborador, otimizar o tempo dessas descobertas e maximizar as ações que visam a melhoria desse relacionamento, assim, proporcionando bem-estar para cada um dos envolvidos. Como exemplo, podemos citar a pesquisa organizacional.
Nesse cenário, entram os benefícios, estrutura que a empresa oferece, relacionamento interpessoal, ideias para inovação dos ambientes de convivência e muito mais.
Agora, você deve estar se perguntando, isso realmente muda a forma com que os colaboradores veem a empresa? A resposta imediata é sim! O clima amistoso que esse conjunto de iniciativas oferecem ao colaborador, despertará nele o orgulho de pertencimento. Profissionais que sentem admiração pela empresa que trabalham, além de compartilhar a experiência, somam seus esforços para um bem maior, a satisfação de todos que compõem a cadeia de relacionamento. Eles fazem do respeito, seriedade e comprometimento, bases para tornar um local empresarial, em um lugar onde não exista conflito de interesses e sim uma equipe familiarizada em ser o diferencial.
Nesta semana, estamos realizando a pesquisa de clima organizacional, aqui, na Krypton BPO. Acreditamos que a melhoria dos nossos processos depende da satisfação de todos os envolvidos.
Além de assuntos como os citados acima, também trataremos desses:
Aqui, será analisado como anda a comunicação entre empresa e colaborador. Para isso, é importante identificar pontos fracos e fortes, para então mensurar se será necessário alterar algumas posturas que andam interferindo nessa relação.
É hora de entender o vínculo do colaborador com a empresa, levando em consideração o que ele desempenha dentro da organização, suas tarefas. Aqui, anseios, pontos positivos e negativos são relevantes para se encontrar a melhor forma para vencer desafios impostos por sua rotina profissional.
Um dos pontos mais importantes dentro de uma organização, são os colaboradores. Afinal, sem eles seria impossível o desenvolvimento das atividades do dia-a-dia. Por isso, também é indispensável que a relação entre eles sejam a melhor possível. Sabemos que independente do lugar, sempre encontraremos pessoas com personalidades peculiares, e não deixar que isso predomine no exercício profissional a fim de criar atritos, é estritamente imprescindível. Então, aqui, é o momento de mapear conflitos, facilidades e também as dificuldades no relacionamento com os outros colegas.
Nossa sugestão é que se você ainda não aplicou um destes questionários na sua empresa, é interessante avaliar a possibilidade. Afinal, caminhamos melhor quando entendemos quais são os principais fatores motivacionais do público interno, podendo valorizá-lo cada dia mais!
Quer receber conteúdos como esse direto no seu email? Assine o Kmail, a newsletter da Krypton BPO, de forma totalmente gratuita. Siga também as nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos preparados exclusivamente para você.
Imagem:Negócio foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com