Please enable JS

Blog

Ser feliz leva ao sucesso, diz a ciência

17 de julho de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

A felicidade não é apenas um subproduto do sucesso; é um impulsionador fundamental

Em um mundo onde o sucesso é frequentemente associado à felicidade, novas pesquisas sugerem que a relação entre esses dois elementos pode ser o oposto do que muitos acreditam. Um artigo de Jeff Haden para a Inc. revela que, embora o sucesso possa ocasionalmente levar à felicidade, é muito mais provável que a felicidade leve ao sucesso.

A conexão entre felicidade e sucesso

De acordo com uma revisão de mais de 200 estudos de felicidade publicada no Psychological Bulletin, características relacionadas a um estado positivo de ânimo, como confiança, otimismo, autoeficácia, simpatia, sociabilidade, atividade, energia, comportamento pró-social, imunidade e bem-estar físico, são fundamentais para a busca ativa de metas.

Pessoas felizes, devido às suas frequentes emoções positivas, tendem a trabalhar ativamente em direção a novos objetivos enquanto desfrutam dessas emoções. Além disso, essas pessoas possuem habilidades e recursos acumulados ao longo do tempo durante estados de ânimo positivos anteriores, facilitando a realização de metas futuras.

A importância de emoções mistas

Surpreendentemente, não é necessário estar sempre extremamente feliz para alcançar o sucesso. Um estudo publicado no PLOS One descobriu que sentir emoções mistas, como alegria e tristeza ao mesmo tempo, pode ser um precursor do bem-estar melhorado. Reconhecer a complexidade da vida e abraçar uma ampla gama de

emoções pode ser um caminho frutífero para o bem-estar psicológico e, consequentemente, para o sucesso.

Dinheiro e felicidade

Embora ganhar mais dinheiro possa melhorar o bem-estar até certo ponto, após um determinado nível, o dinheiro não traz mais felicidade. Estudos indicam que um rendimento anual entre US$ 60 mil e US$ 75 mil é ideal para o bem-estar emocional, e ganhos adicionais além desse ponto têm um impacto insignificante na felicidade geral.

No entanto, usar dinheiro para comprar tempo pode aumentar a felicidade. Pessoas que pagam para que outros realizem tarefas que não gostam, como limpar a casa ou cortar a grama, experimentam maior satisfação com a vida, independentemente de sua posição econômica.

Relações e atividades sociais

Manter amizades próximas e envolver-se em atividades sociais ou ativas também contribui significativamente para a felicidade. Aumentar o número de amigos tem um impacto semelhante ao de aumentar a renda em 50% em termos de felicidade percebida. Além disso, ajudar os outros pode ser mais benéfico para o doador do que para o receptor em termos de níveis de felicidade.

Participar de atividades como exercícios físicos, passar tempo com a família ou amigos, e perseguir interesses pessoais é mais provável de aumentar a felicidade do que atividades passivas, como assistir TV ou navegar nas redes sociais.

A felicidade não é apenas um subproduto do sucesso; é um impulsionador fundamental. Ao focar em formas de aumentar a felicidade agora, as pessoas podem não apenas melhorar seu bem-estar imediato, mas também aumentar suas chances de sucesso futuro. Isso cria um ciclo virtuoso onde a felicidade alimenta o sucesso, que por sua vez alimenta mais felicidade.

Fonte: Administradores

Posts relacionados

5 dicas para aumentar a sua motivação

3 de outubro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Caminhos para desenvolver uma liderança efetiva ao invés da imposta

2 de outubro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Como a Selic afeta o dinheiro que você tem em bancos e fintechs

26 de setembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Como garantir que seus funcionários se sintam seguros no trabalho

25 de setembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Compliance Tributário

Compliance tributário: descubra como garantir a conformidade de sua empresa e se proteger de multas

24 de setembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Por que líderes precisam saber sobre tomada de decisões

3 maneiras pelas quais os líderes podem apoiar uma melhor saúde mental no trabalho

24 de setembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc